O anúncio visto logo acima foi distribuído recentemente em alguns pontos estratégicos de Cuiabá. Vocês podem observar todos os detalhes. Há uma imagem do que parece ser a portaria de um condomínio, ou talvez uma praça de pedágio. Por mais que acho que praças de pedágio não costumam ser tão arborizadas assim. Ainda mais com essa paleta de cores. Há árvores verdes, mas também vermelhas, amarelas e rosas.
No fundo do condomínio, além de mais árvores, podemos ver um grande lago e uma série de áreas verdes que não sabemos se são campos de futebol - ou de rúgbi, ou talvez de polo - ou se são lotes vazios, que apenas esperam a mansão que será construída sobre seu solo.
No centro do outdoor aparece um cidadão de pele branca. Ele utiliza um terno preto, aparentemente muito bem cortado e camisa de botão também preta, botões que podem ser brancos ou que talvez estejam apenas refletindo as luzes do estúdio onde a foto foi produzida. O homem está sentado sobre uma poltrona de tons terrosos, com um encosto de braço meio areia, que não parece ser nem um pouco confortável. Suas mãos estão cruzadas, a esquerda sobre a direita, com os antebraços apoiados sobre suas pernas abertas. Ele parece tentar esconder seu pênis.
O homem ostenta um sorriso extremamente claro, típico de quem já executou diversos procedimentos dentários. Talvez seus dentes não sejam de matéria orgânica, mas sim de cerâmica. Sua testa lisa, extremamente lisa, não esconde que ele é um típico usuário de toxina botulínica. Ele ainda tem um protuberante topete, desses que provavelmente são projetados por renomados visagistas e não são facilmente reproduzíveis.
No canto esquerdo é que reside o mistério. Estão escritas as seguintes palavras:
FERNANDO PEREZ
VESTE
LAGO DI VINO
ABITTE
URBANISMO
Como toda boa peça artística, é algo que nos leva a refletir. Afinal, quem é Fernando Perez? O que é Lago Di Vino? Quem é Abitte Urbanismo? Porque uma empresa de urbanismo está anunciando o vestuário desse cidadão? Que nome de roupa é essa? Perguntas que só podem ser respondidas através da prática do bom jornalismo investigativo, função que passamos a exercer agora.
Fernando Perez, imagino eu e imagina você, é o cidadão da foto. Talvez seja um estilista ou modelo de nicho. Mas, uma busca no Google nos informa que ele é, na verdade, um designer de interiores. Mais do que isso, ele é um nome consolidado no universo da decoração de casas. Uma paixão que ele tem desde cedo e que o levou a mergulhar neste mundo com bom gosto e sensibilidade. Está há quase 30 anos no mercado e acredita que decorar é muito mais do que escolher móveis e objetivos. É “VESTIR A CASA”.
Aqui temos um ponto. Ao contrário do paradigma das publicações que utilizam a expressão do outdoor para sinalizar que uma pessoa está coberta por roupas de determinada marca, os criadores do outdoor subvertem a lógica. Na verdade, o nosso querido F. Perez deixa de ser um sujeito passivo para ser o ativo da ação, colocando sua marca no Lago Di Vino. Que, portanto, deve ser o nome do empreendimento anunciado. Provável que no mundo das pessoas ricas, ter FP decorando vestindo sua casa, deve ser um ativo de destaque.
Mas, o que chama a atenção é a foto utilizada para apresentar Fepe no seu site. Vejam:
Observem que é a mesma foto do outdoor, só que aqui Fernando aparece sentado em uma poltrona muito mais confortável do que a da publicidade. Mostrando que o desconforto foi uma opção estética do diretor de arte. Observando em detalhe agora, podemos perceber que Perez não está realmente sentado na poltrona desconfortável de tons terrosos do outdoor. Ele parece estar agachado em frente a poltrona, o que deve doer os joelhos, mas talvez seja tendência de alta classe. Aliás, mesmo na foto do seu site, o vestidor Fernando parece se sentar muito na beira das poltronas. Talvez seja uma postura que favoreça o seu porto físico.
(Também podemos acessar o Instagram do decorador que mostra que, sem um tratamento adequado no Photoshop, não há Botox que sustente a lisura cotidiana de sua testa).
Bem, após descobrirmos quem é Fernando Perez, precisamos descobrir o que é a Abitte Urbanismo. Pois bem, ela está a mais de 30 anos no mercado e se consolidou como líder em empreendimentos de alto padrão. Seu foco, veja só, é criar espaços que combinam sofisticação, bem estar e qualidade de vida. Cada projeto é pensado para proporcionar uma experiência única, onde tradição e modernidade se encontram. De fato, agora podemos observar que a escolha pelo monstro sagrado dos interiores, Fernando Perez, é extremamente adequada para esse projeto.
Que vem a ser, é claro, o Lago Di Vino. Um perspicaz trocadilho entre a palavra “divino” - tipicamente cuiabana - e o italiano para “de vinho”. Não sei se vai ter uma lagoa de vinho ali. Me parece que 50 mil litros de vinho represados sobre o solo deve ser ambientalmente incorreto. E também tenho dúvidas se o vinho conseguiria manter seus padrões de qualidade caso ficasse tanto tempo exposto ao sol e as intempéries. Mas, não sou um especialista.
Pois bem, o Lago Di Vino é anunciado como o mais belo, exclusivo e luxuoso condomínio de Cuiabá. Tem terrenos a partir de 510 metros quadrados, chegando ao desbunde de 950 m² em alguns casos. Ele oferece privacidade e luxo em perfeita harmonia - algo interessante, porque são dois conceitos que geralmente não são antagônicos. O empreendimento coloca Cuiabá em destaque na arquitetura mundial. Sim, queiram vocês ou não, o mundo da arquitetura hoje em dia só fala disso. Em Londres, Bangcoc, Jacarta ou Barcelona, arquitetos do mundo inteiro se juntam para discutir o Lago Di Vino. Ainda mais porque profissionais premiados internacionalmente foram convidados a desembarcar no cerrado. É um ambiente para apreciar o que a vida tem de melhor.
São mais de 20 itens de lazer. O conforto absoluto está em cada detalhe. (Detalhes esses, tão pequenos de nós dois, que não estão disponíveis no site. Afinal, a privacidade está em perfeita harmonia com o projeto). Mas imagens mostram que há túneis para cachorros participarem de competições de agility, espaço para food trucks, um grande lago, um espaço fitness com diversas bolas de pilates na parede, um deck com bancos de madeira, um campo de futebol society com iluminação, trilhas na beira do lago, quadra coberta, piscina ao ar livre e piscina coberta, quadra de tênis, mesa de sinuca, quadras de areia, brinquedotecas com puffs, terraço, pool bar, salão de festas, espaço gourmet e um misterioso clubhouse, que eu não sei o que é. Talvez seja um gênero de música eletrônica.
O Lago Di Vino fica localizado no novo bairro do Vinhedo Oliveiras. Um bairro que, segundo os outdoors espalhados pela cidade recentemente, vai mudar a história de Mato Grosso. Uma pretensão grandiosa, convenhamos. Imagino daqui uns anos, meu filho no Ensino Médio estudando a história do Estado e o professor, com lágrimas nos olhos, anuncia o momento decisivo de nossa história, que é a criação do Vinhedo das Oliveiras. Semanas são dedicadas ao tema, que deixa a corrida do ouro, bandeirantes, agronegócio e outros movimentos em segundo plano.
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| Sim. A Agência meteu essa. |
O Vinhedo Oliveiras (curioso que Vinhedos não tem oliveiras e oliveiras não produzem vinhos, apesar de vinhos e azeites ocuparem um espaço próximo no imaginário grã-fino) é, por sua vez, um empreendimento da própria Abitte, vejam vocês. De acordo com a construtora, ele é o primeiro bairro planejado da história de Cuiabá. Uma fusão perfeita entre a arquitetura contemporânea e a natureza local, o que eleva Cuiabá ao patamar das Smart Cities. Isso, sim, acreditem, um bairro planejado para ricos será capaz de fazer isso com Cuiabá. São 10 milhões de metros quadrados, incluindo 2,4 milhões de m² de área verde - os 7,6 mi restantes sendo de área desmatada, imagina-se. Um presente da Abitte para Cuiabá.
Após todas essas informações, o CH3 encerra aqui sua investigação jornalística. Agora todos nós sabemos quem é Fernando Perez e porque ele veste Lago Di Vino. Boa noite.




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