Insetos Comestíveis

Uma das maiores falácias do mundo contemporâneo é a história de que existem vegetais não comestíveis. Uma mentira repetida em programas de sobrevivência na selva, quando um cara qualquer mostra uma raiz e diz que ela não é comestível. Todo vegetal pode ser comido. O problema é que alguns são venenosos e podem te matar, mas existem muitas outras coisas que podem te matar e isso não significa que você não possa fazê-las.

Yakisoba apetitoso
Recentemente, aquele cara grupo Polegar foi além, ao mostrar que todo e qualquer objeto é comestível. Pilhas, tampas de caneta, bolinhas de gude, chumbinhos, lascas de mármore, é possível comer qualquer objeto existente no planeta terra. Só que, novamente, alguns desses objetos podem provocar náusea, vômito, perfurações nos órgãos internos e morte.

Assim, outra falácia é falar de insetos comestíveis como se houvesse insetos não comestíveis. Você é livre para pegar qualquer mosca, qualquer barata ou formiga que esteja perto de você, colocá-la na boca, mastigá-la e engoli-la.

O problema, você pode imaginar, é que maioria destes insetos caminha por lugares nem um pouco saudáveis e eles podem te transmitir doenças terríveis e mortíferas. Além disso, insetos costumam a ter um aspecto repugnante e as pessoas mais sensíveis vomitam só de imaginar na possibilidade de colocar uma larva de mosca na boca e mastigar a cabecinha da barata, sentindo toda aquela crocância e o creminho da barata se espalhando em sua língua.

No entanto, os especialistas apontam que os insetos irão promover a próxima revolução alimentar e poderão acabar com a fome planetária. São muitas as razões para isso. Primeiro, os insetos e suas larvas costumam a ser ricos em proteínas, presentes em quantidades muito superiores a de qualquer bife. Criar um inseto também não exige tantos gastos quanto os que são necessários para criar uma vaca ou um porco. Menos espaço, menos água, menos comida, enfim.

Garçom, tem uma abelha no meu omelete
Claro que também existem desvantagens. A primeira delas é que é complicado produzir cem quilos de insetos, já que a sua imensa maioria pesa algumas poucas gramas. Também há o já citado problema do nojo. Como convencer as pessoas a comerem uma porção de besouros torrados, como se fossem amendoim? Haja marketing.

É difícil romper essa barreira cultural. Em alguns países asiáticos, assim como entre algumas tribos indígenas, comer insetos é um hábito normal do dia-a-dia. Em alguns lugares do nordeste brasileiro, a população caça formigas tanajuras, coloca elas na panela com óleo e elas se transformam numa espécie de pipoca alternativa. Dizem que o gosto se parece com o de pipoca.

A solução para inserir os insetos na alimentação das pessoas seria utilizar um grande triturador e transformar todas essas larvas, baratas, besouros, formigas, cigarras e grilos em uma espécie de farofa que você poderia adicionar ao seu feijão para obter um suplemento alimentar. Quem sabe eles não poderiam ser transformados em um Shake para o povo que vai na academia substituir o Whey Protein?

O pesquisador e engraxate colombiano Alfredo Humoyhuessos explica que os insetos mais populares são os besouros, as formigas e os gafanhotos. “Borboletas também são boas, mas evite comer a asa. É pior do que espinha de peixe pra entalar na garganta”. Por outro lado, o consumo de piolhos não é recomendado, o que é uma falha na evolução humana. Se as pessoas comessem piolhos e sobrevivessem, as professoras de Jardim de Infância teriam muito menos problemas em suas vidas.

Entre os membros do CH3, com certeza aquele que mais comeu insetos é Hanz, o Pansexual. O velho alemão diz que já comeu de mosquitos a larvas de escaravelho e que sentiu muito prazer todas às vezes. Ele concorda que todos os insetos e objetos do planeta terra são comestíveis. “Os pilhas, porrr exemplo doem parra entrrrarrr, mas doem ainda mash parra sair. Mas ya sente muita prazerr na horra de entrrarr e na horra de sairr”. De qualquer forma, ele ainda disse preferir os mosquitos.

ATENÇÃO! ESTE POST ESTÁ SENDO INTERROMPIDO GRAÇAS A AÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL ANTIPIADA GROTESCA. O OBJETO É EVITAR QUE HAJA ALGUM TROCADILHO COM CONATAÇÃO SEXUAL PARA A EXPRESSÃO “PICADURA DO MOSQUITO”.

Comentários