Grandes Rolezinhos da História

Uma nova polêmica tomou de assalto a nossa rotina nesta semana. Jovens de classe baixa começaram a se organizar pela internet para ir até shoppings e atrapalhar as pessoas que não estão acostumadas com a sua presença naquele lugar, provocando correria desvairada e pânico doentio em eventos tipificados como “rolezinho”. A novidade provocou discussões entre psicólogos, antropólogos, antropófagos e psicotrópicos tentando definir se os rolezeiros eram marginais que devem ser condenados à forca ou se são jovens querendo diversão.

Pesquisadores falham apenas ao tratar o assunto como novidade. Desinformação. O rolezinho está presente na história da humanidade como convém lembrar abaixo.

Grécia Antiga
Como não poderia deixar de ser, os gregos foram os primeiros a registrar a prática do rolezinho. Aconteceu durante a Guerra de Troia, quando um grupo de jovens gregos insatisfeitos com a falta de opções de lazer na antiga Atenas resolveu invadir o território de Tróia. No entanto, Tróia era cercada por muros e não permitia o acesso de estranhos. Os gregos resolveram construir um cavalo gigante de madeira e se esconderam dentro deste cavalo e foram até a porta de entrada de Tróia e ofereceram o cavalo como um presente. Os troianos em nenhum momento acharam aquilo estranho e puseram os gregos para dentro. Lá dentro, eles assustaram os habitantes com seus hábitos estranhos, principalmente os seus beijos polêmicos.
Presente feio pra caramba, eu jamais deixaria entrar na minha casa

Rolezinho dos Bárbaros
Não era fácil ser um ostrogodo no começo do século IV. Não havia muitas ofertas de lazer e emprego e as cidades careciam de infraestrutura e sofriam com a superpopulação. Para piorar, Vikings e Hunos acabaram dando um rolezinho em suas terras. Os hunos, aliás, transformaram tudo em pasto de cavalo. Sem alternativa, os ostrogodos se juntaram a alguns vândalos e foram dar um rolezinho no Império Romano, que então era um modelo de comportamento para a humanidade. A presença dos Bárbaros incomodou os romanos que se assustaram com suas cantorias e o Império ruiu pouco tempo depois.
Gente diferenciada

Península Ibérica
Em um mundo globalizado, os muçulmanos do norte da África ficaram sabendo dos rolezinhos no começo do século VIII. Sim, na época a informação demorava um pouco mais para circular. Os mouros cruzaram o estreito de Gibraltar que os separavam da até então inacessível península ibérica, assustando os visigodos que já haviam expulsado os latinos de lá com os seus rolezinhos.

Cruzadas
O Oriente Médio é uma região complicada do ponto de vista geopolítico. O local onde hoje está situado o Estado de Israel possui terras sagradas para árabes, judeus e cristãos e se bobear até para os cientologistas. Todos eles queriam conquistar este território que no começo do segundo milênio era dominado pelos árabes, provocando insatisfação nos cristãos. Utilizando-se das redes sociais da época, os cristãos resolveram dar um rolezinho por aquelas bandas e provocaram altas confusões, mais tardes relatadas em um filme péssimo do Ridley Scott. Diferente dos rolezinhos atuais, os dessa época agradaram muito o comércio.

Gengis Khan
Certo dia, o líder do Império Mongol se cansou de fazer churrascos para a rapaziada e resolveu dar um rolezinho por aí. Ultrapassou a muralha da China, a China inteira, a Ásia. Seus rolezinhos ultrapassaram os 20 milhões de km² o que corresponde a uma área grande pra caralho.

Novo Continente
Com o tempo já não havia novos lugares passíveis de receber um rolezinho. Assim sendo, portugueses, espanhóis e até mesmo holandeses, ingleses e franceses, resolveram dar a desculpa de que iriam procurar Cravo e Canela e vieram dar um rolezinho na América. Chegaram aqui com suas roupas excêntricas, seus hábitos esquisitos e provocaram revolta nos frequentadores das atuais terras, que reagiram muito mal e iniciaram uma confusão danada.

Napoleão
Napoleão Bonaparte foi um imperador famoso por dar seus rolezinhos por aí, chegando até a Espanha, Sacro Império Romano-Germânico, Império Austríaco e Prússia. Incontrolável, ele resolveu ir até a Rússia e quebrou a cara. Os russos não permitiram o rolezinho e ele foi isolado em uma ilha no meio do Mediterrâneo. Insaciável, voltou e acabou dando seu último rolezinho em Waterloo, na Bélgica.

Rolê do Fuhrer
O pintor Adolf Hitler foi outra celebridade famosa por dar seus rolezinhos pela Europa. Dono de um discurso poderoso, ele convenceu milhares de alemães a tomarem Paris e todos os sobreviventes deste evento falam de como foi incomodo acordar de manhã e ver que os alemães haviam conquistado a cidade. Hitler, no entanto, incorreu no mesmo erro cometido outrora por Napoleão e resolveu dar um rolezinho na Rússia. O frio derrubou a rapaziada que não pode curtir um Wagner em alto volume. Inconsolável, Hitler tomou veneno, meteu um balaço no peito e queimou seu corpo. Suicida convicto.
Sábado, na balada.

Até hoje, a Rússia não tolera quem se mete a dar rolezinhos em seu território.

Comentários