Redação Enem nota 10: Lei Seca

Sim, o Enem já passou, mas ainda dá tempo pra passar raiva depois! Veja aqui tudo o que você deixou de fazer para não levar uma nota 10 na Redação deste ano! O tema, você sabe, foi os impactos da lei seca no Brasil. É sempre assim. Todo mundo pensa em um assunto óbvio, menos os formuladores da prova do Enem.

Nos últimos anos, as autoridades brasileiras tem se mostrado cada vez mais rigorosas na tentativa de coibir o abuso do álcool. As cervejas, por exemplo, tem uma forte carga de impostos, para dificultar o seu consumo. Também nos últimos anos, foi adotada a tolerância zero quanto a ingestão de álcool antes de dirigir, fato deveras anunciado nos telejornais, que sempre mostram aqueles caras que se fuderam porque tomaram um copinho de licor no consultório médico.

No entanto, uma Lei Seca total, proibindo o consumo de bebidas alcoólicas em qualquer situação, é irreal e impossível. Veja bem, existem dezenas de substâncias proibidas pelas autoridades brasileiras, como maconha, cocaína, anfetamina, LSD, ecstasy, heroína, crack, e mesmo assim, quem quiser fumar um baseado vai conseguir, porque as autoridades proíbem, mas não fiscalizam. E se até a cocaína, que precisa passar por um processo químico, é vendida por aqui, o que dizer das bebidas alcoólicas que são bem mais simples de serem fabricadas? Quem quiser tomar seu goró, vai conseguir.

Além disso, beber uma cervejinha já é algo que está na cultura do povo brasileiro. Eu mesmo, preferia estar agora tomando uma, ao invés de estar escrevendo essa redação. E tenho certeza de que você, que está corrigindo a prova, também preferiria tomar umazinha ao invés de corrigir centenas de textos bestas. Você ganha bem, pelo menos?

Vamos ver também que a proibição não ajudaria em nada. Nos Estados Unidos, uns anos atrás, o álcool foi proibido e o que aconteceu? A máfia se fortaleceu, gângster ganharam poder, algo parecido com o que acontece com os traficantes brasileiros, com a diferença de que tem muito mais gente disposta a tomar uma cerveja, um vinho, uma caipirinha, do que gente querendo fumar um baseado.

Além disso, com o tráfico de bebidas alcoólicas, os interessados irão tomar um produto com uma qualidade muito pior. Bebida com resíduos de metais pesados, batizados com solvente, enfim. Vai dar uma ressaca terrível, provocar cirrose e outras formas de morte lentas e dolorosas. E também vai dar cadeia! Ou seja, é o fim do mundo.

#liberadilma

Comentários

Lucas disse…
Essa redação não tem nada de nota 10, muito pelo contrário, ela está desestruturara, fugindo um pouco do tema central, com expressões do dia a dia, sem argumentos significativos e com muito blá blá blá sem ter apontado nenhuma solução para o problema inicial abordado no tema, ou seja a pergunta: quais os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil?
Unknown disse…
Parabéns, sei que não tem nada a ver, contudo, bato palmas pela sua forma de se expressar. Obvio que caso eu fizesse isto, nossa! Meu futuro estaria arruinado. shsuhsushsu.
Parabéns, tchauzinho.
Unknown disse…
Desculpa!!
Mas esse seu "Fuderam" tá errado. Foderam, vem do verbo foder.
Eu me fodi
tu se Fodeste
ele se fodeu
Nó se fodemos
vós se fodestes
eles se foderam

Logo se escreve com fOderam.