Microcosmo Taxista #1 O fanático pela Semana do Bebê de Canela

Geralmente os taxistas gostam de conversar, mesmo aqueles psicopatas que depois recebem intepretações clássicas de Robert de Niro no cinema. A política é um assunto dominado pelos motoristas e geralmente eles têm soluções para todos os problemas da cidade. Essa solução se chama “Paulo Maluf”. Certo, nem tanto. Taxistas adoram propor viadutos, políticas econômicas e afirmar que o problema é que ninguém vai pra cadeia.

A cidade em que vivem é um tema recorrente. Taxistas de cidades grandes geralmente reclamam de sua rotina e externam sua vontade de ir embora o mais rápido possível e se isso não for possível, não descartam a hipótese de um tiro na cabeça. Já aqueles que vivem em cidades menores, principalmente nas turísticas, elogiam barbaramente sua terra e suas palmeiras, se oferecendo para mostrar essas vantagens pessoalmente.

Recentemente eu estava com minha namorada no município de Canela, no Rio Grande do Sul. Desejávamos retornar para um determinado ponto no meio da estrada até Gramado e resolvemos pegar um táxi. Logicamente o taxista nos reconheceu enquanto turistas, até porque apenas turistas devem pegar táxis por lá.

Durante o trajeto, que não durou nem dez minutos, pudemos saber de todas as maravilhas da cidade. Perguntou se já havíamos visitado o Parque do Caracol. Eu disse que já conhecia de outra viagem, minha namorada não, mas que não pretendíamos visita-lo dessa vez. Como se tentasse nos convencer, ele trouxe uma informação importante: O Parque do Caracol é o segundo parque mais visitado do Brasil. Mais a frente, ele nos mostrou a sua entrada, para onde também era possível conhecer o Parque da Ferradura e o Parque do Pinheiro grosso. Deve ter sido uma decepção o fato de que eu não quis combinar o preço com ele logo ali.

O diálogo/monólogo seguiu com mais elogios a cidade e uma informação imprescindível: Canela tem a segunda melhor água do Rio Grande do Sul. Ele estava tão empolgado, que eu nem consegui perguntar como é que esse ranking era elaborado. Logo ele informou que há em Canela um lugar em que se pode entrar num bote e fazer um rafting até Três Coroas. Em outro lugar, há um aeroporto com decolagens e aviões que fazem voos panorâmicos sobre a cidade.

E o Natal?
- Ah, o Natal é fantástico. A cidade fica toda decorada. O Papai Noel desce do topo da igreja de rapel.
Pareceu algo sensacional e eu mal consegui mentalizar a imagem do bom velhinho radical, quando o taxista trouxe a informação que mudaria minha vida para sempre.
- Vocês têm que conhecer a Semana do Bebê.
- Semana do que? – interrompeu minha namorada.
- A Semana do Bebê. Acontece todo mês de maio, é imperdível. Durante essa semana, a cegonha fica com um bebê pendurado no bico.
Como assim? Aonde essa cegonha fica pendurada, que bebê é esse? É um boneco, o filho de alguém que não teme o Conselho Tutelar?
- E o que acontece nessa semana do bebê?
- Ah, muita coisa. Vocês tem que ver a programação.

Durante o restante do trajeto, ele mencionou várias vezes a Semana do Bebê, com um foco muito grande na imagem da cegonha com o bebê pendurado. Sua empolgação era tamanha, que ele não passava de 50 km/h na rodovia. Diante do nosso espanto, resolveu explicar a lenda da cegonha, como se fosse uma novidade. Do seu lábio pendia a baba espessa e bovina dos impressionados.

Ao fim do trajeto, mal conseguimos nos concentrar no que devíamos fazer. A vontade era apenas voltar até o hotel e procurar do que se tratava essa semana magnânima. Quem era o bebê no bico da cegonha? O que mais acontece? Quanto será que está a passagem Cuiabá-Canela em maio? Conseguiremos reservar um hotel?

Descobri que a Semana do Bebê é um espécie de encontro nacional para discutir assuntos relacionados a infância. Palestras sobre cuidados, prevenções de doenças, educação, atividades, oficinas endereçadas a educadores. Basicamente, um grande workshop para profissionais da área e outras pessoas que queiram entrar nesse negócio de ser mãe ou pai. Imaginei que o taxista só ficava tão feliz com esta Semana, porque deve aumentar sua clientela. Não havia motivo para que alguém, lá de Maceió saísse de sua casa impunemente para ir até Canela ver o evento.

Ou melhor, existe. Procurei fotos da cegonha com o bebê pendurado e o que achei foi algo muito mais melhor. Durante a Semana do Bebê, a cidade fica decorada com este boneco de bebê demoníaco.

E melhor, todo ano temos o mesmo bebê em uma pose diferente.

Com seus amiguinhos.

Tem susto para todo mundo.

Sim, o taxista tinha razão. Deve ser imperdível ver isso ao vivo. Chupa Chuck.

Fiquei tão empolgado, que resolvi retirar este projeto de série, engavetado a mais de um ano, apenas para contar a história da Semana do Bebê.

Comentários