A maldição da foto 3x4


Pergunte a pessoa mais próxima de você se você pode ver a identidade dela. Ela ficará assustada com a possibilidade e irá negar a visualização até a última instância. Não se trata de algum medo de assalto, medo de estelionato ou de que você seja alguma espécie de psicopata que irá rasgar o RG. A pessoa não quer mostrar a sua carteira de identidade porque é uma quase certeza que essa pessoa estará ridícula na foto identificatória.

Pergunte as pessoas em sua volta se elas estão bem na foto 3x4 do RG, ou na foto do passaporte (é 5x7, eu sei), na foto da habilitação, da carteira de trabalho, da carteirinha do sindicato, do crachá da firma. Aliás, pergunto se você está bem em alguma dessas fotos. Sei que a resposta será negativa. Nem os satélites da NASA conseguiram detectar a presença de pessoas bonitas em fotos 3x4.

Mesmo os homens mais bonitos e as mulheres mais bonitas do mundo tem uma aparência pavorosa nessas fotos. Ficam vesgos, absolutamente desproporcionais, com o cabelo bagunçado e cara de quem passou a noite em claro prestando depoimento na delegacia.

Há todo o ritual para tirar a foto que contribuí com isso. Nos áureos tempos você tinha que se deslocar até alguma loja de fotografia no centro da cidade e no caso de Cuiabá isso contribuía ainda mais para a situação de degradação humana do fotografado. Você chegava suado e desidratado para o abate.

A foto é tirada em uma cabine com ar decadente. O fundo branco já está meio amarelado, o banquinho que está lá desde a fundação da loja em 1963, aquela cortina preta felpuda e cheia de poeira. Ofereciam-lhe um pente sujo de tantos outros cabelos e um espelho para que você saísse o mais pasteurizado o possível na foto.

O(a) fotografo(a) começa a te guiar. Vira o rosto para a esquerda, isso, não, menos. Levanta o queixo um pouquinho, isso, mais um pouco, aí. Olha pra máquina, não, não pisca. Alguns cliques depois o trabalho estava concluído. No tempo das máquinas analógicas, ainda restaria a espera pelo resultado e a surpresa alguns dias depois, quando você descobriria que está vesgo e desproporcional na foto.

Atualmente, você pode conferir em tempo real a sua desproporcionalidade e se assustar como o seu nariz é estranho, seus olhos não são alinhados e o lado esquerdo da sua cara tem o dobro do tamanho do lado direito. Você pode tentar tirar a foto algumas vezes, mas a única coisa que você conseguirá é irritar o fotografo e entrar em depressão, porque chega a conclusão de que sua feiura persiste por todos os momentos. Só resta aceitar a foto do jeito que ela está e depois usar sua identidade apenas para abrir conta no banco, ou embarcar em um avião.

Fica o desafio para a ciência nos próximos anos: descobrir uma maneira para que as pessoas não saiam pavorosas em suas fotos 3x4.

Comentários