Visão Ponderada X Visão Extremista dos Fatos

Ponderados e Extremistas convivem normalmente em nossa sociedade, como se fossem pessoas normais. Só se manifestam em situações delicadas, quando a pressão social nos obriga a emitir nossa opinião em redes sociais e debates esportivos.

Os extremistas, como bem diz a palavra, são mais explosivos e enfáticos na hora de defender sua opinião. Costumam a ofender pessoas, familiares e mesmo nações inteiras durante as suas intervenções. Já os ponderados ficam horas remoendo seus pensamentos, para se manifestar apenas no final, com uma frase cheia de dedos que tende a juntar as opiniões divergentes na mesma mesa. Tudo isso de uma maneira bem bundona.

Realmente o futebol é um assunto que gera muito embate. Veja o caso da briga entre a Polícia Militar Mineira e os jogadores do Arsenal da Argentina, nesta última quarta-feira. Primeiro, os extremistas começam a expelir bile e ódio no Facebook.

“Esses argentinos são uma vergonha mesmo. Uma sub-raça de porcos malditos e imundos. Minha maior felicidade é ver este povo desgraçado, descendentes de um ancestral amaldiçoado por Noé. A PM devia ter dado mais porrada neses filhos da puta! Voltam pro seu país de merda! #declaraguerradilma”.

Logo, outro setor extremista começa a atacar a Polícia Militar.

“Polícias vagabundos e armados envergonhando o Brasil novamente. É preciso acabar com essa instituição nefasta que só sabe utilizar a força para conter quaisquer manifestações legítimas”.

Eis então, que um ponderado entra na discussão. Sua aparição é repleta de luz e ele parece ser dotado de uma áurea superior. Líder popular nato.

“Olha, eu acho que essa é uma situação muito delicada, com erros de várias partes. Acho que a Polícia sem dúvida exagerou na sua atuação e que os policiais armados não deveriam fazer a segurança dentro do estádio. No entanto, é preciso ver que os argentinos não são santos e se excederam. Eles apelaram para a violência durante boa parte do jogo e também procuraram confusão. Acho que é preciso estudar bem esse caso e aplicar as punições necessárias para os envolvidos. Agora, é muito chato depois de um jogo brilhante do Atlético-MG, essa grande atuação do Ronaldinho Gaúcho, que a gente tenha que ficar discutindo o extracampo, ao invés do que aconteceu dentro do gramado. Essas situações estão matando o futebol”.

43 pessoas curtiram, 2 compartilhamentos e 25 comentários dizendo “disse tudo”.

No dia seguinte, um novo tema existencial, estará na internet. E lá estará alguém falando “Essa velha que comanda a Argentina não é mole. Na época daquele caolho era mais fácil”, ou então “motoristas de ônibus é uma raça desgraçada mesmo. São assassinos no comando de máquinas de guerra!”, ou ainda “Petralhas malditos a serviço do Partido da Imprensa Golpista”.

Logo aparecerá um ponderado para dizer que sim, isso é verdade, mas não podemos generalizar. Que é preciso olhar aquilo, mas, não esquecer daquele outro. Se por um lado, você esta certo, por outro, você está errado. Enfim, que há muito a se pensar sobre esse caso.

Comentários