Retrô do Futuro

Retrô é uma palavra estranha para mim. Parece uma palavra incompleta e sempre que alguém a fala, tenho a impressão de que está faltando algo, que a pessoa esqueceu o resto da palavra.
- Era moda retrô.
- Retrovisor? Retrocesso? Retroativo? Retrospecto?

A moda retrô, justamente, é um resgate de hábitos antigos que misteriosamente e repentinamente se transformam em tendência. No mundo, podemos dizer que as coisas são inventadas e viram novidades, logo passam a ser ultrapassadas e então se transformam em retrô, voltando à moda. Um dia, elas serão ultrapassadas novamente e ninguém saberá explicar o porquê.

Para saber o que é o retrô nos tempos atuais basta olhar para um grupo de hipsters em um zoológico ou em outro ponto de observação. Óculos bizarros, calças justas, estampas que orgulhariam o Agostinho da Grande Família e aquela impressão de que a pessoa abriu o guarda-roupa da avó, por engano. Daqui a alguns anos, eles voltarão a ser apenas cafonas e não poderão alegar que isso é estilo.

Agora, o que será o retrô do futuro? Qual será o vestuário dos descolados fashionistas? Que itens abomináveis eles resgatarão de brechós fracassados direto para as passarelas de moda? O CH3 consultou os seus especialistas de sempre para traçar o vestuário retrô do futuro.

Pochetes: Se os mullets voltaram, porque as pochetes não voltariam? Em um mundo moderno, no qual as pessoas têm que carregar dois smartphones, um tablet, notebook e documentos pessoais, a pochete é ideal para tudo isso. Nas ruas, homens de roupa florida andariam com suas portentosas pochetes enroscadas em volta da cintura.

Abadás: Você já parou para pensar em quantas abadás são produzidos todos os anos? Para as milhares de pessoas no carnaval de Salvador, para as inúmeras micaretas que passam por todos os 5.570 municípios do território nacional, para todas as áreas vips dos shows da Ivete Sangalo. Se atualmente é símbolo de status para uns e de breguice para outros, no futuro o abadá conquistará a unanimidade invadindo os coloridos guarda-roupas dos hipsters de então.

Bermuda de Tectel: Atualmente restrita ao uso no ambiente doméstico, um dia a bermuda tectel irá direto para os bares alternativos. A tendência será por bermudas curtinhas, iguais às usadas por jogadores de futebol nos anos 70. Nossos especialistas apostam que deixar um testículo para fora na balada será moda em 2042.

Kichute: Símbolo de uma geração, o kichute transcendeu a sua forma física para entrar no imaginário popular. Você talvez não conheça um kichute, mas imagina como ele é. No futuro, será relançado o verdadeiro Kichute, ideal para a galerinha antenada que adora valorizar a nossa história e se vestir bem.

Meias até a canela: Aqui é um item de lógica. Com bermudas curtas, as meias terão que ser mais compridas, para poder proteger os usuários. Lembre-se que a moda retrô é unissex e homens e mulheres podem usar as mesmas roupas.

Óculos com lente de sol acoplada por imã: Uma ideia revolucionária e que virou moda no fim dos anos 90. Você que usa óculos de grau, não precisaria investir uma fortuna em lentes que mudam de cor ou em dois óculos, para proteger seus olhos sensíveis do sol. Bastaria escolher um moderno modelo que, com um simples imã, permite usar uma lente escura por sobre as lentes normais. Como a humanidade quer cada vez mais praticidade, eles voltarão no futuro.

E claro, nada de Instagram. Em um mundo com abundantes celulares que tiram foto em alta resolução, não será exclusividade nenhuma tirar fotos bonitas e coloridas de pratos de comida. Assim como, todas as Lomos do mundo já terão enguiçado e o material necessário para revelação de filmes estará disponível apenas no Irã. Assim sendo, teremos as voltas das máquinas digitais com no máximo 500 pixels de resolução. Neste mundo, nada melhor do que um fotolog para compartilhar sua arte.

Comentários