Fatos Históricos no Dia da Mentira

Caso você não tenha se esquecido, neste ano a Páscoa caiu no dia 31 de março. Todo ano o domingo pascoal cai em uma data diferente, estabelecida por meio de um complexo cálculo matemático, conhecido apenas por membros da maçonaria. A Páscoa é uma data variável, mas podemos dizer que ela acontece 40 dias depois de um dia próximo ao carnaval (outra data variável de acordo com a posição do sol).

Neste ano da graça de 2012, a Páscoa antecedeu imediatamente o Primeiro de Abril, o Dia Internacional da Mentira. Ao contrário da Páscoa, o Dia da Mentira tem uma data fixa. Isso me fez pensar que em alguma situação da história, em algum ano a Páscoa e o Dia da Mentira irão coincidir. Aliás, isso vai acontecer em 2018.

Imaginem quantas piadinhas não serão feitas neste dia? Pais que dirão que não tem ovos para os filhos, tendo que desmentir assim que a criança começar a chorar. Ou no caso contrário:
- Pai, só tem papelão dentro desse ovo?
- Primeiro de Abril! Hahahahahahahahahahaha!
Seria um péssimo dia para contar para o seu filho que o Coelhinho da Páscoa não existe.

Agora seria realmente péssimo se as origens da Páscoa Cristã remetessem a um dia 1º de Abril. Imaginem os apóstolos saindo pelas ruas e gritando “Jesus ressuscitou! Jesus ressuscitou! Ele está vivo!”. Imaginem o povo de Jerusalém desdenhando “conta outra, você não pega Lucas! Acha que eu vou cair em mais uma dessas suas brincadeiras?”. Provável que essa grande empresa conhecida como Igreja Católica não tivesse crescido e até hoje o mundo ocidental ainda cultuasse o sol.

Muitos outros eventos poderiam ter seu dimensionamento mudado caso tivessem acontecido no primeiro dia de abril. Veja o próprio Golpe Militar de 1964. Os militares trataram de mudar sua data para o dia 31 de março, porque caso o contrário, ninguém daria credibilidade para ele. As pessoas até imaginariam “poxa, que super produção. Tanques na rua, tanta frescura apenas por uma pegadinha”.

Recentemente, a Holanda autorizou a eutanásia em um 1º de Abril. Também nesta data, Slobodan Milosevic se entregou a polícia iugoslava e François Duvalier se autoproclamou presidente vitalício do Haiti. Imagino que ninguém na Holanda tenha acreditado, que na Iugoslávia a população continuou procurando por Slobodan e que muitas haitianos queriam saber quando seriam as próximas eleições.

Se os ataques terroristas de 11 de setembro, o assassinato de John Kennedy ou a chegada do homem na lua tivessem acontecido em um dia primeiro de abril, ainda mais teorias conspiratórias teriam sido criadas. Pessoas defenderiam, com unhas e dentes, que Kennedy ainda estaria vivo, dentro de uma das torres do World Trade Center, camuflado pela CIA. Sobre o homem na lua, todos sabemos que é uma farsa.

Grandes empresas devem pensar bem na data em que vão lançar seus produtos. Imaginem o microcomputador lançado em um 1º de Abril? Imaginem se a cura do câncer for divulgada no 1º de Abril? As pessoas irão demorar a acreditar na descoberta e não irão procurar o tratamento.

A sorte é que na sociedade atual as pessoas acreditam em qualquer corrente divulgada no Facebook e é mais fácil que uma mentira se transforme em verdade, do que o contrário.

Comentários