Dúvidas sobre o Imposto de Renda

E você, já conversou com o Leão hoje? Todo ano é assim, nobre contribuinte deste país chamado Brasil. Se você ganha certa quantidade anual de dinheiro, você precisa fazer a sua declaração de Imposto de Renda. Para evitar a dor de cabeça de não saber o que fazer, a equipe do CH3 preparou este post que responde as principais dúvidas sobre o IR.

Quem eu posso colocar como meu dependente?
Se você for um pacote de cocaína, heroína, ou mesmo álcool e nicotina, você poderá colocar milhões de pessoas na sua lista de dependentes. Caso você seja apenas uma pessoa física, você pode colocar filhos novos, mulher, pai e mãe idosos.

Posso colocar meu cachorro como dependente?
Pode sim, desde que o seu cachorro tenha CPF e menos de 21 anos, ou menos de 24 e ainda esteja estudando. Se você for casado com o seu cachorro também vale. O Brasil ainda não permite o casamento entre animais de espécies diferentes, mas, na Índia é possível desenvolver um enlace matrimonial com cães. Não sei dizer se a união estável homoafetiva entre animais e humanos está em vigência nas terras do Bahuan. Você também pode tentar comprovar que é o filho do cão.

Que gastos eu posso deduzir na minha declaração?
Gastos com tratamentos médicos e ortodentários. Consulte um jurista de confiança para saber o que é e o que não é tratamento médico. Indicamos o Jarbas Mascarenhas, (65) 3911-2910.

Posso colocar gastos com motel na declaração?
A princípio, não. No entanto, recentemente esteve em cartaz o filme “As Sessões” que conta a história de um cidadão vítima de paralisia infantil que procura uma profissional em busca de um tratamento sexual. Sim, tal qual Marvin Gaye pregava lá nos anos 1970. Se a sua terapia sexual contou com relações sexuais realizadas em um motel, pode ser que sim, entre na declaração. O problema é que motéis não são empresas de natureza medicinal. Você simplesmente não chega em um motel e pede um tratamento. Compensa mais que você peça para que sua “médica” inclua o valor do motel no recibo pelos serviços.

O que acontece se eu não declarar o imposto de renda?
Em um primeiro momento, você será multado e ficará impedido de tirar passaporte, abrir crediário nas Lojas Pernambucanas e passará a ser perseguido pela Interpol. Se você persistir no erro, poderá ter sua casa invadida por agentes do FBI e seus bens sequestrados. No final, será julgado sumariamente e será condenado a fogueira em Praça Pública.

Eu fiz a minha declaração do imposto de renda, certo. Depois o governo irá fiscalizar a minha declaração em busca de possíveis erros e irá me notificar do que eu fiz de errado. Não seria mais fácil que o governo simplesmente apresentasse de uma vez o valor que eu tenho que pagar? Porque ele não faz isso?
De fato, seria muito mais fácil, mas ninguém sabe explicar porque isso não é feito. Deve ser parte da tortura.

Porque o símbolo do imposto de renda é um leão?
Emerson Leão, ex-goleiro e atualmente técnico de futebol, é muito famoso por seu mau-humor em entrevistas coletivas e por suas atitudes rudes e disciplinadoras contras jogadores de futebol. Para homenagear esta carismática figura do cancioneiro nacional (VELOSO, Caetano), a Receita Federal escolheu o Leãozinho como mascote do Imposto de Renda.

Comentários