5 Coisas Irritantes de Filme Futuristas

Fazer um filme sobre o futuro não é exatamente a coisa mais fácil do mundo. Não temos fontes confiáveis sobre como o futuro será, com exceção é claro, de Pai Jorginho de Ogum. Como o CH3 tem um contrato de exclusividade com o Mago das Almas, os diretores arriscam em vários clichês e alguns deles tornam os filmes futuristas um saco. Vamos a alguns deles.

Empregados Robôs
O futuro é recheado de casas com empregados robôs, como a Rosie dos Jetsons. Eles são os responsáveis por buscar seus chinelos, preparar um café e servir o almoço, incluindo a sobremesa. Até mesmo o Rocky Balboa tinha um em seu 4º filme e olha que nem era uma obra futurística.
Porque os diretores usam? O uso de robôs em filmes parte de um pensamento lógico. Com o constante aumento na geração de renda dos países, cada vez menos pessoas se prestam a limpar privadas da casa de outras pessoas. Logo, todos apelam para os robôs, um investimento de longo prazo e que trabalha 24h por dia, sem vale transporte.
Porque é um saco? Se ter um robô na sua casa já não fosse ruim o suficiente, estes seres cibernéticos tem o péssimo hábito de ficar fazendo perguntas o tempo todo. Quer café? Quer suas sandálias? O jornal chegou. Telefone para você. E você ainda tem que ficar confirmando seus atos. Se os robôs fossem mudos, não seriam tão ruins.

Roupas
Daqui a 200 anos será impossível encontrar uma pessoa com calça jeans e camisa social, um vestido ali, uma bermuda aqui. As pessoas do futuro utilizam-se de roupas excêntricas. Os grupos andam uniformizados pelas ruas, com roupas prateadas principalmente. As roupas também são cheias de cortes pontiagudos e penduricalhos.
Porque os diretores usam? Para marcar a época. O futuro sempre tende a ser insólito, então, as roupas serão bizarras também.
Porque é um saco? Preciso explicar porque é um saco usar roupas justas, prateadas e pontiagudas? Se não bastasse, no futuro todas as pessoas usarão cabelos coloridos em cores berrantes como vermelho e laranja.

Carros Voadores
No futuro todos nós iremos nos livrar dos longos congestionamentos em ruas esburacadas porque os nossos carros irão voar. Nossas casas, aliás, ficarão no alto. O sonho do helicóptero próprio ficará mais próximo de todos os reles mortais.
Porque os diretores usam? A partir do princípio de que no futuro a poluição irá dominar o mundo e que nossas ruas estarão cobertas de fumaça. Só nos restará a opção de voar, voar, subir, subir, em busca de um ar puro.
Porque é um saco? Além de bastante improvável, a ideia dos carros voadores é temerária. Se aqui em baixo, onde só se vai para a frente e para os lados, nós já temos inúmeros barbeiros, imagine como seria o trânsito com os veículos se movendo também para cima e para baixo.

Freak Shows
Anões, aleijados, ogros, deformados, pessoas com cabeças gigantes, alienígenas. No futuro eles estarão no meio de nós, convivendo conosco e, muito provavelmente, ganhando dinheiro graças as suas aberrações.
Porque os diretores usam? Os filmes futurísticos são sempre imaginados em cenários caóticos. Os freak shows são frutos das guerras nucleares e da própria degeneração da sociedade humana.
Porque é um saco? Eu não gostaria de viver num mundo em que a maior diversão é assistir a uma espécie de UFC entre deformados.

Cenário Apocalíptico
Nenhum filme futurístico se passa em um lugar normal, com casas normais, pessoas normais, levando vidas normais. Não, sempre temos cenários cheios de pedras e desertos, destroços do que um dia foi a humanidade. Neste lugar, nada de sofrer por amor ou algo parecido. O que resta é lutar pela sobrevivência, matando se for preciso.
Porque os diretores usam? Vivemos sempre nessa sensação de que o mundo fica pior a cada dia então é lógico que o futuro será uma desgraça.
Porque é um saco? Porque é um saco viver em um lugar cheio de pedras, níveis altos de radioatividade e em que não há nem uma sombra para se guardar do sol infernal.

Comentários