As Origens do Primeiro de Abril

São Gepeto, padroeiro da data
O Primeiro de Abril, para quem não sabe, é o dia Internacional da Mentira. Data popularmente conhecida por envolver pegadinhas, piadas e mentiras que resultam em brigas, constrangimentos e eventualmente assassinatos. A data é muito lembrada por várias pessoas, mas poucas sabem o seu significado e as suas origens.

A data foi instituída como feriado mundial após uma reunião da Organização das Nações Unidas (ONU) em Genebra, 1973. Era um dia frio e os congressistas resolveram prestar essa homenagem a todos os mentirosos do mundo (e não são poucos). A data escolhida foi justamente o 1º de Abril, homenagem ao aniversário do físico inglês William Harvey, que dizem, era um grande brincalhão.

Harvey mostrou que seria um cara durão logo no seu nascimento. Após sua mãe sofrer com dores e contrações durante algumas horas ele colocou a cabeça para fora e gritou “há, pegadinha!” e voltou para dentro, gerando mais algumas horas de sofrimento.

Sua principal descoberta foi a circulação sanguínea, mas relatos dão conta que ele teria sido o responsável por descobrir a lei da gravidade, a fissão nuclear e o bóson de Higgs, além de ter inventado o futebol e aquela caixa que quando você abre saí um palhaço de dentro. Infelizmente, seu espírito jocoso fazia com que as pessoas não o levassem a sério, “lá vem o Harvey com mais uma piada sem graça”. Morreu em 1657, mas as pessoas demoraram a acreditar.

Mesmo antes do nascimento de Harvey, a data já era comemorada em vários lugares do mundo. O costume começou depois que marcianos enviaram mensagens criptografadas para diversos chefes de Estado em 1873. Nos últimos anos, documentos vazados pelo Genebraleaks sugerem que marcianos infiltrados na ONU hipnotizaram os membros da entidade para sugerir a criação da data. O objetivo dos extraterrestres seria despistar uma futura invasão no dia 01.04.

O dia 1º de Abril é um dia iluminado para a humanidade. Muitas das maiores descobertas da história da humanidade foram divulgadas neste dia. A máquina gravadora de sonhos, a cerveja em pó, o Boimate da Veja, ó óculos Raio X, a cura do câncer, a televisão com cheiro e o Golpe Militar de 1964. Infelizmente, apenas o último é verdadeiro.

Recentemente o Congresso Brasileiro tem estudado um projeto de lei para encurtar o dia 1º de Abril em duas horas. O projeto argumenta que, se a mentira tem pernas curtas, o dia também deveria ser mais curto. As duas horas cortadas seriam adicionadas em pequenos dias 29 de fevereiro, que passariam a ser anuais. Senadores argumentam que, assim, os nascidos nesta data deixariam de sofrer com crises de identidade.

Comentários