sexta-feira, 29 de março de 2013

Redação Enem nota 10: sustentabilidade


Muito se tem falado na sociedade atual sobre a importância de obter um crescimento sustentável. A chamada sustentabilidade seria a chave para garantir o futuro das nossas futuras gerações, em um planeta que ainda tenha acesso aos recursos naturais. No entanto, o tema ainda gera polêmica entre os setores produtivos e conservacionistas.

É preciso lembrar que boa parte dos avanços da humanidade estão atrelados a agricultura, que possibilitou que nós deixássemos de sermos nômades. Assim sendo, pau que nasce torto nunca se endireita, menina que requebra a mãe pega na cabeça. Domingo ela não vai, vai, vai. Então, chegamos em um momento em que é preciso repensar nas nossas estratégias.

Nos últimos anos, o planeta tem demonstrado sinais de esgotamento dos seus recursos naturais. Portanto, segura o tchan, amarra o tchan, segura o tchan tchan tchan. É preciso urgentemente que nós encontremos um meio de continuar crescendo, mas sem almentar ainda mais o desmatamento, trazendo graves consequências, como o aquecimento global.

Acredito que a sustentabilidade seja a resposta para o futuro. Tudo o que é perfeito a gente pega pelo braço, joga ela no meio, mete em cima e mete em baixo. Depois de nove meses você vê o resultado. Segura o tchan. Porque depois, não vai adiantar chorar sobre o leite derramado. O desmatamento pode ter consequências graves para o planeta, provocando escazes de alimentos. Tudo pelo desejo incontrolável de desmatar.

Agora, para não ficar muito cansativo, eu vou ensinar vocês a fazer uma receita de miojo de frango. Uma receita muito simples de fazer. Primeiro, vá até o supermercado e compre o Miojo. Certifique-se de que você tem uma panela e um fogão em casa. Verifique o gás. Coloque 300ml de água dentro da panela e espere-a ferver. Coloque o miojo na água e espere três minutos. Jogue a água fora, misture o tempero e bom apetite!

Dessa maneira, acredito que o planeta terra ainda irá sobreviver por muitos anos.

8 comentários :

Henrique Alves Gonçalves disse...

Uma redação não deve possuir frases feitas como aquelas no segundo parágrafo.

gracy disse...

nota 10? tá de SKN?????? cita receita de miojo e musica É O Tchan . preciso rir pra não chorar

julia frois disse...

pela amor de deus eu tenho uma prova do vestibular e vou estudar isso receita de Miojo e o Tchan pelo amor de deus né

Guilherme disse...

Uma dica para vocês: interpretação de texto também caí nas provas vestibulares. Entender figuras de linguagem, ironias, a relação do texto com um contexto histórico.

Um link para ajudar:
http://oglobo.globo.com/educacao/enem-2012-estudante-escreve-receita-de-miojo-na-redacao-recebe-nota-560-7877681

Boa sorte.

Guilherme Quirino disse...

ótima redação PARABÉNS

Tati Silva disse...

Gostei da sua redação (é um conceito critico, visando o que queremos com o que fazemos). Porém a parte do miojo achei um pouco demais: poderia idealizado somente o anteriores sendo mais firme no ultimo paragrafo.

Mas gostei, parabenssss

Felipe disse...

Ele tirou 560

leandro cabral disse...

Pelo fato de citar Letra do É O Tchan seria 10 mesmo, mais o miojo forçou.