A farsa do sorvete napolitano

Sei que minha opinião já não será das mais polêmicas. Nos últimos anos, muitas pessoas já têm alertado para a farsa que é o sorvete napolitano. Mesmo assim, acho importante escrever este manifesto. Porque todo alerta é pouco. Porque talvez possamos aqui juntar os descontentes, aqueles que estejam se rebelando e queiram lutar contra este mal que assola a humanidade.

Teoricamente, o sorvete napolitano é a união do melhor de três mundos. Juntos dentro de um pote estão três dos sabores mais populares do planeta, capaz de agradar o paladar médio de vários cidadãos. Lá está o sorvete de morango – com seu rosa chamativo, lá está o sorvete de chocolate – preferência nacional, e lá está o sorvete de creme – aquele que combina com tudo.

Esta bola também é uma farsa. Impossível
obter tanta simetria em um pote comum
Era para ser perfeito. A paz mundial poderia ser selada ao redor de um pote de sorvete napolitano. Católicos e protestantes poderiam deixar as diferenças de lado, ou celebrá-las juntos, porque uns preferem chocolate, outros preferem morango, não importa: o napolitano dá oportunidades iguais para todos. Uma metáfora para a vida.

Mas não é perfeito. O pote de sorvete napolitano não apresenta todo o equilíbrio que ele sugestiona, por uma razão simples: o sorvete de morango é horrível e acaba sendo descartado pelas pessoas. Faça o teste. Vá até a casa de diversas famílias brasileiras e você encontrará sorvete napolitano em várias geladeiras. Abra o pote e perceba como o mesmo foi cavado desigualmente. Muito provável que você encontre uma ladeira, com a parte do morango mais alta. Em casos mais extremos, você encontrará apenas o sorvete de morango milimetricamente deixado de lado.

Há ainda outro fato inconveniente: mesmo o sorvete de chocolate do napolitano é pavoroso. Prove um sorvete apenas de chocolate e compare com o chocolate napolitano. A diferença é enorme. O mesmo acontece com o creme. A minha teoria é de que o napolitano é apenas uma massa de sorvete sem sabor colorido artificialmente. Ele nunca entrou em contato com nenhum vestígio de morango ou chocolate.

Mesmo assim, porque as pessoas insistem em continuar comprando o napolitano? Porque insistem em continuar comprando esse sorvete que não traz sorrisos ao rosto de ninguém?

Acredito que é o resultado de uma sociedade consumista que quer levar vantagem em tudo. Da mesma maneira que você compra coisas que jamais vai usar apenas porque estão em promoção, você compra o napolitano por acreditar que vai levar vantagem. Afinal, são três em um, tem para todos os gostos. O sabor da vantagem acaba sendo melhor do que o sabor do sorvete.

Comentários

Júlia Cardozo disse…
As vezes é o único sabor que tem na geladeira
Cálcio disse…
No meu país, o q sobra é o chocolate.
Vlw falows
Marcio disse…
Perfeita tua análise, será que temos alguma explicação para esse fenômeno?
FJB disse…
Você pelo jeito deve comprar somente marcas de sorvete de péssima qualidade... Compre sorvetes de marca de qualidade realmente boa, que vai ser tudo perfeito e delicioso... Fica a dica...