Sim, Roberto é o Rei

Tempos atrás escrevi um post neste blog, defendendo a tese de um amigo, que questionava o reinado de Roberto Carlos. Porque ele era considerado o rei se a maior parte das pessoas não conhecia sequer 10 músicas dele? Fora isso, um cara que escrevia um rap chamado “Seres Humanos”, um dos piores números musicais da história, jamais poderia ser considerado rei de nada.

Digo que muito refleti sobre o assunto desde então, passei por várias situações e, aproveito aqui o sucesso que Roberto está fazendo com sua nova canção “Esse Cara Sou Eu”, para voltar atrás nas minhas convicções e admitir que sim, Roberto Carlos é o rei mesmo.

Pessoas que se emocionam com isso
Não, não é pela qualidade da música que faço essa afirmação. “Esse Cara Sou Eu” tem mais uma interpretação pavorosa do Rei Roberto e uma letra pífia, para variar. Sim, vamos dizer que há um sério problema com as mulheres do mundo quando elas se derretem imaginando um homem que no meio da noite te chama pra dizer que te ama. A letra é um monumento a breguice.

Mas aí é que está. O povo é brega. É isso que nós precisamos admitir. A maior parte do povo brasileiro é brega. São pessoas que gostam de Odair José e Wando, pessoas que choram escutando Chitãozinho e Xororó cantando “quem esqueceu não chora, quem chora ainda lembra”, pessoas que falam em beijar na boca e fazer amor gostoso escutando Zezé di Camargo e Luciano. Pessoas que um dia usaram ombreiras, pessoas que hoje utilizam roupas floridas e botas ortopédicas disfarçadas com um nome mais bonito em inglês.

Aí precisamos reconhecer o mérito de Roberto Carlos. No meio desse mundo brega de pessoas que se emocionam pensando no fio de cabelo que já esteve preso em nosso suor, ou na flor da noite da boate azul, enfim, dessas pessoas que escutam as letras que relatam as maiores dores de corno, as declarações mais piegas do mundo, nesse mundo, Roberto é Rei.

As letras de Roberto Carlos para alguém acostumado a escutar Leonardo, Daniel, Bruno e Marrone, são poesia pura. São letras complexas, que por vezes tem que ser escutadas com atenção, pensadas, refletidas. Quem está acostumado a ouvir “eu dormi na praça, pensando nela”, é levado a refletir quando escuta “você procura o meu retrato, mas da moldura não sou eu quem lhe sorri, mas você vê o meu sorriso mesmo assim”. Complexo, não?

Roberto Carlos é pura poesia, é reflexão. Um Shakespeare contemporâneo, deve ter sido ele que escreveu aquelas séries de sonetos em que um deles fala que o amor deve ser eterno enquanto dure.

Lembrem-se, estamos aqui falando daquelas pessoas que escutam Kenny G e André Rieu, achando que estão escutando música clássica, música sofisticada e de bom gosto. Estamos falando de casais que vão a um bar de qualidade duvidosa, a mulher com vestido curto, o homem tem uma crise de ciúme, os dois discutem e depois disso eles se entregam a paixão e contam a história todas aos amigos, falando que fizeram amor gostoso.
Pessoas que escolhem uma foto dessa para ser capa do seu disco

Para esse mundo cão em que nós vivemos, Roberto Carlos é o rei sim. O Rei do Brega, talvez do brega de bom gosto, do brega que está dentro de um limite aceitável. Ainda acredito que ele seja uma farsa, mas tenho que aceitar que a coroa lhe deve ser concedida. Ele tem seus súditos.

Comentários

Paranóia disse…
Rei??? Esse cara sou eu... kkkkkkkkkkkkkkk
Anônimo disse…
E pessoal da uma força ai e segue tbm o www.paranoiaonline13.blogspot.com humor acima de tudo e vamos rir da vida