Um panorama da situação das novelas no Brasil

Na época em que Carminha era boa
Na próxima sexta-feira irá ao ar o último capítulo da novela Avenida Brasil. Novela que é o assunto predominante em todas as redes sociais, em todos os sites de notícia do Brasil e quiçá do mundo. Todo mundo quer saber quem matou o Max, quem comeu a Isis Valverde, quem... quem quer que tenha feito qualquer coisa na novela. Mesmo, com todo este interesse envolvido, a novela é um fracasso, curiosamente.

Aliás, todas as novelas são um fracasso. Um curioso fracasso. No Brasil não existe uma única pessoa que assuma que assista novelas. Quem sabe o andamento da trama é porque tem o misterioso hábito de passar na frente de televisões misteriosamente ligadas e sintonizadas na Globo durante a exibição do capítulo. Creio que essas pessoas têm o estranho hábito de caminhar em frente de lojas de eletrodomésticos na hora da novela.

Mesmo assim, mesmo com esse desgosto geral pela novela, existe uma enorme indústria relacionada a elas. Centenas de revistas, centenas de sites, programas de televisão especializados apenas em desvendar os mistérios da teledramaturgia nacional. Da mesma maneira, os jornais sempre divulgam o resumo diário dos capítulos. Um mistério.

Uma das explicações está no fato de que, existem sim pessoas que assistem novelas. Mas, apenas uma. Apenas aquela. Em toda a sua vida, jamais assistiu nenhuma novela, apenas esta que ela está comentando. O que continua a ser um mistério incrível. Se cada pessoa assiste a apenas uma novela durante toda a vida, como é que elas têm um índice de audiência tão grande e que se mantém a cada nova edição? Manipulação do ibope, creio eu.

Gostar de novelas é um sinônimo de vergonha moral. Assumir que gosta de novelas é comparável a assumir que mantém relações sexuais com pessoas do mesmo sexo, que gosta de uvas passas e que come cera de ouvido. Assumir que gosta de assistir a atual novela é certeza de demissão e de exclusão social. O noveleiro tem que viver seu prazer solitariamente.

Veja que, mesmo aqueles que assistem novelas, todas elas, e assumem isso, não gostam delas. Ninguém, nunca, em hipótese nenhuma, jamais falou “essa novela é boa”. A telenovela é sempre uma porcaria. Os personagens são ruins, as atuações são ruins, a trama não convence. Mesmo assim, a pessoa assiste. Um prazer solitário que é quase um sofrimento. Uma masturbação masoquista.

Sexta-feira, então, quando finalmente descobrirem que a Carminha matou o Max, as pessoas se decepcionarão com o final previsível. Mas, se o Max tivesse sido morto e sodomizado pela Inquisição Espanhola, às pessoas também reclamariam que o final foi ruim. Enfim, já deu para entender que tudo em uma novela é ruim e que é misterioso como o Murilo Benício e todos esses outros atores tem contratos milionários e estampam capas de revistas.

Uma novela só se torna realmente boa, alguns anos mais tarde. Quando ela é repetida no Vídeo Show e todos repetem bovinamente “essa novela foi muito boa, esse Tonho da Lua era um gênio”. Um curioso caso de melhoramento tardio.

Comentários

Thiago disse…
Agora existem as novelas das 11, com cenas permitidas para o horario. Se fosse em nosso tempo bateria facil o cine prive.
Ricardo disse…
o mesmo fenômeno acontece, inexplicavelmente, com o BBB... ninguém assiste, ninguém gosta, os brothers são todos uns babacas (e são mesmos) e a audiência é lá em cima.. se não for manipulação, claro