A Arte da Restauração


Restaurar um quadro, ou uma parede, um carro, um liquidificador ou o que quer que seja não é fácil. Se por um acaso fosse fácil, não teríamos tantos programas sobre restauração na TV Paga. O curioso caso da espanhola Cecília Gímenez trouxe esta arte para as primeiras páginas dos principais jornais do país e do mundo. A senhora de 80 anos resolveu restaurar por conta própria uma pintura de Jesus, de autoria de Elías García Martínez no século XIX e exposta na parede de uma igreja na cidade de Borja.

Cecília afirmou ao padre local que ela possuía experiência na restauração de quadros, o padre acreditou e achou que não haveria problema algum. A senhora acabou por transformar o "Ecce Homo" em um esquimó surreal, com cara de meme do Facebook, com direito ao sorriso mais enigmático que o da Mona Lisa. Mona Lisa aliás, que foi escondida dos porões do Louvre quando uma rádio parisiense anunciou que Cecília estava chegando em Paris.

O CH3 foi atrás da lenda espanhola, para conversar um pouco com ela sobre a arte da restauração. Os segredos, os mistérios, as dificuldades que são enfrentadas durante o difícil processo de restaurar um quadro. Confira os principais pontos.

Técnica
Para restaurar um quadro não basta a habilidade, a capacidade de refazer os desenhos. É necessária toda uma pesquisa sobre os materiais usados originalmente pelo artista. Por vezes, os estudos necessários para encontrar a combinação de cor ideal demora mais do que a pintura em si. Para restaurar o "Ecce Homo", Cecília levou toda a sua paleta de tinta guache e fez diversos testes numa folha de papel. "Para encontrar o tom perfeito para a barba de Jesus, fiz alguns testes com a aquarela da minha bisneta", conta.

Auto-retrato de Picasso
Experiência
Cecília Guarda algumas fotos de seus principais trabalhos. Ela começou restaurando pinturas rupestres em sítios arqueológicos. Em 1954 ela transformou uma caverna cheia de representações de bisões e seres antropomórficos em um grande jogo de forca. "Foi impressionante. Ela reduziu um dos maiores legados da pré-história a um desenho de pré-escola", disse à época o arqueólogo Indiana Jones.

De acordo com Cecília, seus pinceis mágicos também já passaram por outras grandes obras. Ela alega ter sido a responsável pelo aspecto colorido da Marilyn Monroe de Andy Warhol. "Eu também restaurei todos os quadros do Picasso". Todos? "Sim, todos. Eu era vizinha dele e ele me mostrava suas obras. Antes que elas viessem a público, eu resolvi fazer algumas mudanças". A revelação desvenda os segredos por trás da obra de Picasso.

Estilo
Para alguns restauradores, o seu papel deve ser limitado a recuperar as características originais da obra. Cecília vai em uma corrente contrária, que acredita que os restauradores devem acrescentar novos significados para o trabalho. "A percepção que nós temos de uma obra é variada, dependendo da época em que nós vivemos". Por sua lógica, Jesus era o rosto mais conhecido do mundo no século XIX. Hoje, tal papel é ocupado pelo bonequinho do Lol. Cecília é a única restauradora do mundo que defende tal posição.

Gimenez pretende seguir trabalhando na área. Ela se coloca a disposição para restaurar qualquer objeto, se alguém tiver algum interesse. Museus do mundo inteiro estudam uma maneira de criar um dispositivo que alerte quando Cecília se aproximar de alguma obra de arte. Exceção feita ao Guggenheim.

Comentários