A Arte de Parecer Ocupado


Pessoas que parecem estar ocupadas parecem que são importantes. Ou será que as pessoas importantes é que parecem estar ocupadas? Enfim, as duas coisas andam juntas. Você já olhou para Barak Obama e pensou “eis aí um desocupado”? Provavelmente não. Há algo em seu jeito que faz com que ele pareça estar sempre envolto em alguma atividade. Você olha para ele pensa “esse cara não sabe o que é almoçar com a família há três meses”.

Mas, você não precisa ser o presidente dos Estados Unidos para parecer estar ocupado, para parecer ser uma pessoa importante. Isso porque, parecer ocupado é uma arte. Basta aprender a uma série de trejeitos para que sua importância seja reconhecida por todos. Que você seja admirado pelas pessoas que te veem na rua. “Quem é esse cara? Conheço ele” – “não sei, mas parece que é alguém importante”, dirão.

É sempre importante manter um andar apressado. Não se trata de andar como se você estivesse atrasado, precisando correr para não ser demitido. Mantenha um ar blasé. Você tem presa porque muita coisa precisa ser feita. E essas coisas não poderão ser feitas sem você. Você é essencial para a engrenagem do mundo. Ah, e sempre acione o alarme do seu carro sem olhar para trás. Você não precisa conferir que suas ordens foram obedecidas.

Sempre que você entrar em um lugar, dê uma pausa, uma breve pausa para que as pessoas percebam que você chegou. E faça isso com um celular na orelha. Mostre que você já chegou dando ordens, mostrando ação. Uma pessoa importante não fica mais do que três minutos sem atender um celular. Encerre a conversa dizendo “já estou chegando” e confira o horário no seu relógio de pulso. Confere um ar de importância.

Não fique parado, matando o tempo. Mantenha-se sempre em atividade. Quando você estiver esperando algo, um avião de preferência, esteja sempre lendo o jornal. Um jornal com poucas fotos e que pareça ser difícil de ler, ou quem sabe, um jornal de economia. Resista à tentação e não veja a coluna social. Deixe para fazer isso no banheiro.

Utilize terno em lugares em que seu uso não seja obrigatório. Use também algum bottom na lapela. Mesmo que seja um bottom do estilo “Lembranças de Cabo Frio”, as pessoas imaginarão que você faz parte de uma organização importante e que está pronto para tomar grandes decisões e que pessoas trabalham por você.

Quando estiver no trabalho, realize suas atividades demonstrando um esforço incomum. Esteja sempre com um ar preocupado em frente do computador. Sua tentativa de bater seu recorde em paciência pode ser eventualmente incomodada por uma mensagem no Facebook. Mostre um ar de cansaço ao final. Seu precioso tempo foi gasto com aquilo e você tem muito o que fazer. As pessoas não precisam saber o que, mas precisam pensar que essas coisas existem.

E como diria o saudoso Gressana, não coma merda. Desse jeito, você nunca será importante, por mais que seus hábitos alimentares possam até te ocupar.

Comentários

Thiago disse…
Dica digna dos melhores manuais de como se tornar um empresario de sucesso