Finais Frustrantes

Sei que não é legal contar o final de um filme. Contar que o mordomo, sempre ele, é o culpado pelo assassinato provoca reações imediatas. Se a população fosse perguntada em um plebiscito, concordaria com a pena de morte para aqueles que antecipam o desfecho da película cinematográfica. Mesmo sabendo de tudo isso, eu digo aqui que o final de Onde os Fracos Não Têm Vez é frustrante.

Ao meu favor, digo que falar que o final é frustrante é a mesma coisa que dizer que o final é bom, ruim, mesquinho. E também digo que seria uma obrigação, diria até constitucional, que vocês já tivessem assistido a esta obra. Um filme tenso, silencioso, cheio de cenas marcantes, épicas, com uma atuação seminal de Javier Barden no papel do beiçola psicopata. Mesmo com tudo isso, o final é frustrante. Diria que a frustração é até um charme.

Mas, nem sempre é assim. Fazer um final frustrante pode ser complicado. Bem, digamos que na verdade, um bom final é que é difícil. Os autores sempre escapam para aquele trivial: o mocinho salva o mundo, conquista o coração da mocinha, os dois se casam e vivem felizes para sempre em um castelo branco. Por isso, o CH3 sugere uma lista de bons finais para algumas novelas, filmes. Talvez seja frustrante para você.

O Clone: No final, descobre-se que os gêmeos interpretados por Murilo Benício, na verdade, vivem em um mundo paralelo. Jade é uma golpista internacional que queria vender sua filha para o mercado negro de prostituição. O cientista Albieri faz experiências genéticas com seres humanos. De sua testa surgem duas taturanas e a novela termina em Os Mutantes da Record.

Cordel Encantando: Jesuíno é assassinado e o coronel malvado vira prefeito da cidade. Ele começa uma grande carreira política, que culmina com sua eleição para a presidência do Brasil.

Superman: Ao ver Louis Lane morta, o super-homem começa a girar ao redor do planeta, numa tentativa de voltar no tempo. Quando ele chega a terra, percebe que o tempo não volta para trás. O que ele encontra é um planeta devastado por maremotos e furacões provocados por sua correria.

O Som do Coração: Com dois minutos de filme, o diretor pensa “que porra eu estou fazendo?” e desiste de gravar o resto.

Titanic: O barco escapa do Iceberg. Todos comemoraram e gritam de euforia. O Titanic é atingido por um meteoro e afunda. Rose, inclusive.

Planeta dos Macacos: Após uma batalha, humanos e símios comparecem a um show do Jota Quest. A banda é assassinada e a paz volta a reinar no planeta.

Novela de Manuel Carlos: Milícias dominam o Leblon e promovem um estado de terror. Sem babás caminhando com crianças na praça. Os personagens precisam trabalhar para pagar a mensalidade dos milicianos. O capitulo final termina com um discurso do Capitão Nascimento.

Rambo V: Munido de apenas um estilingue e um canivete, Rambo pacifica o Sudão, Egito, Tunísia, Líbia, Iêmen, Síria, Bahrein e o treino do Flamengo.

E então eu acordei.

Comentários

Anônimo disse…
me lembro de quando vi o senhor dos anéis no cinema, quando no final a gente percebe que não tem final... parecia que todos tinham ensaiado pra gritar: puta merda, bosta de filme... kkkkkkkk