Gargalo

É curioso o processo que faz com que uma palavra entre no noticiário. Diria até, que descobrir como tudo isso funciona poderia ser uma tese de doutorado. Vejamos o caso do Gargalo. Durante o sacrossanto ano de 1996, o gargalo mais famoso do Brasil era aquele sobre o qual Scheila Carvalho rebolava. Em todo o território nacional, centenas, diria milhares de mulheres e, até mesmo homens e crianças, ralavam nos mais diversos gargalos.

Além de estar na bunda, o gargalo também estava na boca do povo. Nos bares. Pessoas tinham a liberdade de ir até um destes estabelecimentos e pedir uma cerveja, uma tubaína, uma água ou o que for. Podiam escolher não tomar no copo, no saquinho ou no canudo. Podiam tomar no gargalo mesmo. Um direito garantido na constituição nacional.

Tempos passados. Agora o gargalo domina o noticiário de uma forma diferente. E não é que estejamos falando sobre garrafas. Não que queiramos proibir que se beba no gargalo, afinal, pode provocar as mais diversas doenças. E não que exista um revival da boquinha da garrafa. Mal sabemos por onde andam as Sheilas do Tchan.

A volta do gargalo é fruto da Copa de 2014. A boquinha da garrafa virou sinônimo de aperto, de problemas. Os lugares problemáticos das cidades. Os cruzamentos perigosos e congestionados. Os buracos no trânsito. O caos diário em nossas vidas. Tudo isso agora é conhecido modestamente como gargalo.

Se você fizer uma busca por gargalo Google, e, buscas no Google são rápidas, levam 0,14 segundos, você vai perceber. Nenhum resultado para o gargalo da garrafa. Pessoas explicam o significado do gargalo, ele ganha um bonito nome de “ponto de estrangulamento”. Os aviões são apontados como gargalos, os gargalos produtivos, gargalo na educação.

Sofremos uma overdose de gargalo. E vejam só que momento curioso. Daqui a 40 anos esta frase pode ter múltiplos significados. Se o gargalo voltar ao seu sentido original, pessoas podem pensar “o que as garrafas têm com isso”. Se o gargalo ainda for o problema, poderão pensar “ué, normal”. E se por um acaso gargalo ganhar um novo significado?

Se daqui a 40 anos, gargalo significar doença venérea, salada de frutas, bastião da sobriedade, sal de frutas, dança do ventre, creme de queijo. O que as pessoas entenderão da overdose de gargalo? Porque não? Se uma palavra muda de sentido em 10 anos, em 40 anos qualquer coisa pode acontecer.

Comentários