A vida segundo Galvão Bueno

Galvão é a figura mais marcante da sociedade contemporânea. Este homem de estatura mediana carrega em si a pós-modernidade. É até difícil imaginar como era a vida antes do dia em que ele entrou em nossas vidas. Talvez ele seja o brasileiro do século. Deste, do próximo e do anterior.

O mundo de Galvão Bueno tem algumas peculiaridades. Nele, as coisas teimam em acontecer em volta dos brasileiros. Choveu? Bom para o Brasil. Ventou? Ruim para os brasileiros. Os estrangeiros estão sempre prontos para atacar o país. GB tem a alma de um estadista adormecido. Com ele no comando, o Brasil teria ganhado a Segunda Guerra Mundial. Sozinho.

Galvão vê emoção em tudo. Um cadarço amarrado é emocionante. O mundo de Galvão Bueno é emocionante. Um mundo ruim para os cardíacos. Bom para os surdos. Um mundo de bordões e fantasia. Como já dizia Platão, existem dois mundos. Galvão está nos dois.

É possível imaginar que Galvão Bueno tenha estado em todos os momentos da história. Um Forrest Gump alternativo, que ao invés de apenas contar histórias, narra-as. Se fosse possível armazenar todas as suas falas, teríamos uma visão diferente do universo, da vida e de tudo o mais.

Porque Galvão estava lá, quando o mundo foi criado.
Bem amigos da Rede Globo, estamos aqui direto do paraíso, onde dentro de instantes Deus vai começar a criar o mundo. Ele já está a postos e amigo, não sei como ele vai fazer isso. Ele não tá com nada amigo, com nada. (Ou talvez: Bem amigos da Rede Globo, estamos aqui no meio do nada, onde dentro de instantes a matéria vai surgir”).

Galvão Bueno também estava lá quando os dinossauros foram extintos.
Acabou! Acabou! Extintos! Extintos! Os dinossauros estão extintos da face da terra.

Galvão no nascimento de Jesus
Voltamos em definitivo para a manjedoura em Belém. Onde vai ser dada a largada. Passa a estrela guia, chegam os reis magos, sobem os gritos da criança.

Galvão e a queda do muro de Berlin
Amigo, o povo está revoltado. Eles vão derrubar esse muro. Escuta o que eu to falando, eles vão derrubar esse muro! E se derrubar vai ser bom pro Rubinho. Vai ser bom pro Brasil! Alguém me chamou? Pedro Bial, é com você.

Galvão e o homem na lua
Que grande momento! Haja coração! O homem está para chegar na lua, é coisa de outro mundo amigo. Ele começa a descer a escada, na ponta dos pés, com todo o cuidado do mundo. Vai pro último degrau (That’s one small step for man, one giant leap for mankind)! O que ele disse no rádio Burti?
- Galvão, eu não entendi muito bem, mas é algo como “um pequeno passo para o homem, mas um grande salto para a humanidade”.
Um pequeno passo para o homem, mas um grande salto para a humanidade! Faltam poucos metros para a consagração. Vai pisar na lua, na lua! Neil, Neil, Neil Arrrrmstrrrrrong dos Estados Unidos, pisa na lua! O primeiro homem a conseguir a façanha! Vamos para um breve intervalo, e na volta veremos a cerimônia de fixação da bandeira no solo lunar.

Galvão e o fim dos Beatles.
Não era o dia do rock britânico! Os Beatles chegam ao fim, o sonho acabou. Em quem você aposta a culpa, Reginaldo?
- Olha, eu vou arriscar e apostar na Yoko.
Mas é em quem você sempre aposta Reginaldo, ai não vale. Vamos ver a nossa equipe. Burti na Yoko, nosso produtor também aposta na Yoko. Mariana no Paul, o câmera no Paul. Vou arriscar. Vou dizer que a culpa é do Ringo!

Galvão e o World Trade Center.
Quem é que sooooooobe? Tem que tirar esse avião daí, tem que tirar esse avião daí! (silêncio). Eu disse. Eu avisei. Tava na cara que isso ia acontecer. Tava escrito e ensaiado que esse prédio ia cair. Isso não é terrorismo Arnaldo?
- A regra é clara Galvão.

Olha o que ele fez, olha o que ele fez, olha que ele fez! Postado!

Comentários

Anônimo disse…
ele narrou o afundamento do titanic kkkkkkkkkkkkkkkk
Thiago disse…
Hahahahahaha. E como seria galvao na morte do bin laden?