Grandes Nomes da História (10)

Isaac Newton


O jovem Isaac Newton havia acabado de almoçar. Estávamos no século XVII e ele resolveu tirar uma soneca. Passando por um bosque, viu uma frondosa sombra de macieira e se recostou. Newton sonhava que ele estava andando pelado no colégio quando um baque o acordou. Era uma maçã que caía em sua cabeça.

A dor era leve, mas ele acordou assustado. Olhou para o lado e notou uma jaqueira. Logo veio um estalo em sua cabeça, e não era uma fratura. Newton voltou correndo para a sua casa e começou escrever o que seria sua grande teoria.

Tratava-se da Grande Lei da Sorte Universal. Newton observava que só se mantinha vivo por sorte. Em nenhum momento ele havia analisado os riscos de se sentar sobre uma macieira ou qualquer outra árvore. Um movimento em falso e eu estaria morto. Escrevia ele “se eu estive embaixo de uma jaqueira, ou mesmo um coqueiro, essa grande força que derruba as coisas teria me matado”.

Parou e pensou “essa grande força, essa grande força...” pronto, havia ele descoberto a teoria da Gravitação Universal. O rascunho da lei da sorte permanece inédito até hoje.

Essa lei se juntou as outras três que ele propôs.
- A lei da inércia, segundo a qual, se uma merda está acontecendo, ela continuará acontecendo se ninguém tentar parar.
- A lei de talião, segundo a qual, para toda ação há uma reação proporcional.
- E a outra lei que é mais difícil de ser explicada.

Isaac Newton foi alçado à fama. Desfilava as margens do Rio Sena com carruagens do último modelo e posava nu para a revista Physics. Mas os anos de glória terminaram. Surgiram físicos e pensadores modernos que logo levaram a fama com eles. Inclusive “aquele retardado alemão” como Newton se referia a Albert Einstein.

Foram anos difíceis. Isaac passou a ganhar a vida como personagem de piadas de judeus. Como aquela famosa:
O Velho Jacó estava em seu leito de morte. Mandou chamar seu filho, Isaac.
- Isaac, meu filha. Está vendo esse relógio?
- Estou sim, papai.
- Este relógio foi do seu bisavô. Depois foi do seu avô. E agora é meu. É um bonito relógio, não é Isaac?
- É sim, papai.
- Então, quer comprar?

Era uma vida degradante. Mas com o passar dos anos, ele finalmente se recuperou, descobrindo a sua verdadeira vocação: ser colégio. Enquanto colégio, ele dominou o Brasil, recebeu diversos jovens, popularizou suas leis e ainda conseguiu colocar alguns dentro de universidades. Fora, é claro, ganhou dinheiro com isso. Um exemplo de empreendedorismo.

Comentários