Três Homens em Conflito

Sob um sol escaldante, o bom, o mau e o feio se estudavam. Portando armas na cintura, cada movimento em falso poderia ser fatal. O sol escaldante não era o de Várzea Grande, mas bem que poderia ser. Tal qual o clássico filme de 1966, dirigido por Sergio Leone e estrelado por Clint Eastwood, Várzea Grande tem Três Homens em Conflito.

Murilo Domingos, Tião da Zaeli e João Madureira tem proporcionado um revezamento insano no cargo de prefeito da cidade. O que tem acontecido no aprazível município vizinho de Cuiabá e famoso, ou não, por abrigar o aeroporto de Cuiabá, é absolutamente surreal. É quase impossível tentar explicar a dança das cadeiras* que está acontecendo. Nos últimos dias houve mais mudanças na prefeitura do que buracos na cidade.

A história é mais ou menos assim: Murilo Domingos, eleito pelo voto popular em 2004 e re-eleito em 2008 foi afastado por 180 dias para que a Câmara dos Vereadores pudesse investigar uma denúncia de irregularidade em sua gestão. Assumiria então o seu vice, Tião da Zaeli. Mas ele também foi afastado. A prefeitura sobrou para João Madureira o presidente da Câmara.

Madureira assumiu a prefeitura em êxtase. Trocou o secretariado e os cargos comissionados. Disse que era proibido ir ao prédio da prefeitura de noite, porque lá estava cheio de fantasmas. Fez uma ação de recadastramento de funcionários “agora é cara-crachá” que apareceu até no Jornal Nacional. Um feito para uma cidade que há 50 anos era um enorme vazio.

Então, no dia 15 de Abril, João Madureira começou o dia como prefeito. Mas a justiça deu direito de posse ao vice da Zaeli. E de tarde o afastamento de Murilo foi derrubado, podendo ele voltar à prefeitura. Mas, logo os vereadores abriram outra comissão de investigação e afastaram titular e vice novamente, fazendo com que Madureira voltasse a ser o prefeito.

Foi nesse cenário de absoluta confusão que uma repórter perguntou a uma simpática senhora no ponto de ônibus: “Você sabe quem é o prefeito de Várzea Grande?”. A senhora tremeu. Em qualquer outra cidade do Brasil está seria uma pergunta relativamente fácil. Mas em VG (para os íntimos) deveria ser a pergunta do milhão. Desnorteada, a senhora respondeu “não sei. Acho que é o tal de José Alencar”.

Desde então, seria impossível resumir os fatos. Quem caiu, quem foi nomeado. Sei que no momento o atual prefeito de Várzea Grande é Murilo Domingos, empossado ontem no lugar de Tião, que já havia nomeado 12 secretários. Mas, até o momento em que esse post foi publicado, a situação pode ter mudado.

Percebam que esse revezamento na prefeitura, provoca uma mudança também de secretários e outros cargos. É provável até que VOCÊ tenha ganhado um cargo de Auxiliar Adjunto, mas que não tenha sido avisado a tempo.

É difícil prever o que vai acontecer nos próximos dias. Pode ser que Murilo se mantenha no cargo. Pode se ser que Zaeli consiga o poder. Que Madureira se torne o prefeito. Ou até mesmo que o próprio José Alencar, incorporado por Pai Jorginho de Ogum, obtenha o direito de administrar a cidade. Talvez uma revolta popular provoque uma derrama de sangue.

Mas alguma coisa precisa ser feita. Não sei se o Supremo, a ONU, a OAB, a Convenção de Genebra. Alguém precisa tomar uma decisão. De bom tom, seria criar um site em que seja informado o prefeito do dia, quiçá da hora. Tal qual um funcionário do mês. Quem sabe eles não chegam a um acordo em que cada um governa por uma semana. Ou talvez os três terminem se estudando sob o sol escaldante, com uma trilha Western Spaghetti.

*A música tocava e tocava enquanto crianças rodavam e rodavam ao redor de cadeiras, obedecendo a fórmula matemática de: cadeiras = x e crianças = x+1. Então, a música parava e as crianças tinham que se sentar, uma sobrava e estava eliminada. Parece uma brincadeira lúdica, mas ela esconde uma crueldade tremenda por trás. Uma brincadeira que gera traumas e crises de ansiedade. Para vencer, você precisava ser sujo.

Comentários

Thiago disse…
Ha maneiras serias e adultas para se resolver impasses assim. Dados, cartas, 2ou 1, ate mesmo uma partida de winning eleven