Mitos Animados

Desenhos animados e histórias em quadrinho sempre nos ensinaram muitas coisas. Boa parte delas, é completamente deturpada da realidade. Vamos a alguns desses elementos fantasiosos.

Plantas Carnívoras: Plantas carnívoras seriam capazes de comer pequenos animais, quiçá seres humanos inteiros. Se o CH3 fosse um desenho animado, essas plantas seriam as responsáveis pelo cão leproso. Tão perigosas quanto um tubarão, acho que elas até se locomoviam. Na verdade, plantas carnívoras se alimentam apenas de pequenos insetos lesados. Sim, é cruel, mas essa é a lei da selva.

Areia Movediça: O cidadão estava andando lá na rua, na chuva, na fazenda quando cai. Pronto, ele pisou em areia movediça. E agora ele vai começar a afundar até morrer soterrado. A Areia Movediça pode existir em qualquer lugar do planeta, até no seu quintal. Na verdade, ela é um fenômeno mais raro e é impossível que você afunde completamente. O máximo que pode acontecer é você ficar preso para sempre e morrer de inanição.

Maçã para a professora: Histórias em quadrinhos sempre mostram alunos que levam maçãs para suas professoras. Mais do que isso, eles se preocupam e se frustram caso não levem o fruto outrora proibido. Em toda minha vida, jamais presenciei um aluno presenteando um professor com o que quer que seja, muito menos uma maçã. Se alguém presentear um professor, será vítima de bullying eterno. Será um sinal dos tempos? Antigamente alunos tentavam subornar professores com presentes e hoje tentam outros métodos, como talvez, a ameaça física?

Bigornas: Bigornas são pedaços de ferro que pesam mais de 100 quilos. Amplamente utilizados por ferreiros em séculos passados. Hoje ela é mais rara. Mas, não nos desenhos animados, onde bigornas podem ser manuseadas por crianças, são facilmente adquiridas e podem, inclusive, cair do céu a qualquer momento.

Vida no Campo: Sempre está lá, aquela vida no campo bucólica, de pura contemplação com a natureza, a harmonia entre seres humanos, porcos, galinhas e até bodes e jegues. A vida no campo não é assim. Seu principal objetivo é produzir alimentos para a sociedade. Então, é uma rotina de muito trabalho, animais sendo abatidos e crianças trabalhando pra ajudar no sustento de casa. Nada de banhos em rios e cachoeiras, pescaria no Teles Pires, Araguaia ou Pantanal.

Cachorros e Ratos: Pela lógica é assim: Gatos odeiam ratos. Cachorros odeiam gatos. Logo, ratos e cachorros formam uma irmandade de sangue para destruir o rato. Não é verdade. É claro que gatos não gostam de ratos, tal qual não gostam de sapos, borboletas e calangos. Acontece que cachorros também não gostam de ratos. Na verdade, todos se odeiam e se matariam se assim pudessem. E ah, e que raios é aquele buraco na parede onde os ratos vivem? Que espaço secreto é aquele, que só os ratos conseguem habitar?

Dinamite: Tente comprar dinamite pela internet. Dificilmente você vai conseguir. Você pode até pensar “ok, mundo, você me venceu”. Mas o fato é que é difícil conseguir umas bananas para dinamitar seu muro ou pegar um pássaro corredor.

Claro que os desenhos ainda têm outros fatos instigantes como:
- Não conseguir correr quando um objeto – a já citada bigorna – está prestes a cair sobre a sua cabeça.
- Quando duas ou mais pessoas brigam, elas ficam girando e uma nuvem de poeira se forma em volta da briga. E a pessoa que apanha aparece com curativos, mesmo antes de receber atendimento médico.

Lembram-se de outras coisas exóticas deste mundo?

Comentários

Gressana disse…
Seria legal estar completamente estropiado em um momento e dois segundos depois voltar ao estado normal sem qualquer motivo.
Ou chegar num outro país e se comunicar no seu próprio idioma com um habitante de lá.
E até uns dois anos atrás eu pensava que lareiras não existiam, até ver uma na casa dos meus pais.
Thiago disse…
Falar em coisasa exoticas sempre me lembram uvas passas...