Letras de Confirmação

Com o advento do rapidshare lá por 2005, a indústria dos Downloads ilegais finalmente dominou o mundo. Antes, baixar um disco na internet exigia a instalação de um programa pesado, que trazia juntos vírus e muita demora. O rapidshare consagrou os sites de armazenamento temporário. Ele foi o primeiro a dar um número razoável de downloads e um tamanho digno.

Sim, antes existiam sites como o yousendit que comportava 10 megas e suportavam 25 downloads. Imagine o que são 25 downloads de uma internet inteira sedenta por um arquivo? Então. O rapidshare tinha limite e espaço muito maiores. Era uma maravilha. Tanto que ele virou o principal vilão das grandes corporações multinacionais responsáveis pela produção de conteúdo audiovisual.

Talvez por esses motivos, o rapidshare virou um site odioso. Lento, com longas demoras, muita burocracia. E foi o rapidshare, sim foi ele, o primeiro site a me apresentar a praga das letras de confirmação.

No começo eram simples. Costumavam ser apenas três letras como ECX, de fácil percepção que serviam apenas para confirmar que você não era um computador tentando roboticamente roubar bytes da internet. Depois essas letras foram piorando.

Seja pelo medo da propagação de vírus, pela proteção de dados, ou pela simples vontade de fuder com a sua vida, cada vez mais sites se utilizam de tal prática. Pra postar um link em uma rede social, para votar em uma enquete na internet, para baixar um arquivo, ou pela razão que seja. Dizem que isso evita que programas de computador consigam espalhar links maliciosos por aí. Mas essas letras se tornaram tão confusas, que mesmo os seres humanos têm dificuldade em decifrá-los.

Primeiro, as três letrinhas começaram a ficar embaralhadas. O E ficava meio torto, o X deitava sobre o C numa combinação que mais parecia um daqueles passatempos infantis de contar os triângulos na figura.

Mas, logo essa três letras aumentaram e passaram a formar palavras de cinco letras. Logo viraram seqüências aleatórias de sete letras, cortadas por riscos, maiúsculas e minúsculas, tortas, desalinhadas, misturadas com números. Algumas vezes eu perdia alguns segundos tentando decifrá-las. E há diferenciação entre um X e um x?

Logo vieram duas palavras. E as vezes, uma palavra de verdade com outra junção aleatória, algo como Marvelous asasdui9o. Você percebe que a primeira palavra é um Marvelous e a segunda... você fica tentando decifrar a palavra por trás daqueles riscos tortos. Até perceber que ela não é nada.

E foi então, que as letras de confirmação do facebook começaram a aparecer na minha vida.

Veja, a segunda palavra é um simples ricested. Mas a primeira? Temos um x. Depois é um i ou j? Um k e um i? Ou é um 1? Parece até que essas letras são parte de algum idioma defunto. Creio que para as gerações futuras possam sobreviver digitalmente, se faz necessária uma matéria do tipo “leitura de letras de confirmação” no lugar de umas aulas de trigonometria.

*Dois posts seguidos sobre letras. Não, o CH3 não será um blog de linguística.

Comentários

Adérito Schneider disse…
Cara, isso é mesmo uma desgraça. Quase nunca acerto de primeira.
Eduardo Doria disse…
Me lembrou a piada do polones que foi no oftalmologista e ao ver a placa de teste com as letras "CZEWRTY" foi perguntado pelo médico:

- Consegue ler?
- Consigo. Até conheço esse cara!
Thiago disse…
Fiquei sabendo que pessoas sao contratadas pra produzir essas letras, velhinhos com parkinson sao os mais buscados.