Olhai os ovos do campo

Um ovo é um ovo, nada mais do que um ovo. Tem o seu formato considerado oval. O ovo se chama ovo por ter um formato oval, ou coisas são ovais por se parecerem com um ovo? Eis uma das maiores dúvidas da humanidade.

Na natureza, os ovos têm uma função reprodutiva. Galinhas botam ovos, os patos também, e creio que praticamente todas as aves façam isso. Répteis também colocam ovos, assim como os ornitorrincos, que são mamíferos, mas são estranhos. Fábricas de chocolate igualmente colocam ovos em circulação na época da Páscoa. O desejo das fábricas também é reprodutivo, eles querem ganhar dinheiro para poder sustentar suas famílias.

Os ovos seriam um símbolo de fertilidade, afinal, a vida surge de dentro dos ovos. Por isso, eles seriam entregues por coelhos, que apesar de não botarem ovos, também são um símbolo de fertilidade. Isso porque coelhos são animais pervertidos, que fazem sexo o tempo todo e se reproduzem infinitamente.

E porque é tão importante que na Páscoa as pessoas pensem em fertilidade? Porque foi nessa época em que Jesus ressuscitou. Ou seja, é tempo de vida, renovação e tudo mais.

Ok. Mas porque os ovos são de chocolate? O que o chocolate tem com a vida? Ao que se saiba, tirando os tipos amargos e com muito cacau, todos os outros ajudam a morrer mais cedo. Bem, é que era preciso ganhar dinheiro com alguma coisa. Se os ovos fossem de doce de abóbora, ninguém ia comprar. E todo chocolate, exceção aos tipos amargos e com muito cacau, costumam a ser saborosos. As crianças adoram e pedem para os seus pais que comprem um ovo de chocolate para elas, por favor.

Pois bem, desde que eu era criança, ovos de páscoa sempre tiveram o formato de ovos. O que é uma coisa lógica. Se é um ovo de Páscoa, é porque ele é um ovo e é entregue na páscoa. Tínhamos desde os ovos pequenos, até os modelos maiores. Geralmente das marcas mais famosas como Nestlé, Lacta e Garoto.

O maior de todos era provavelmente o Sonho de Valsa. Um chocolate gorduroso, com gosto de manteiga doce, que sabe-se lá por qual motivo, virou um sonho de consumo, tratado como uma obra de arte esculpida em cacau de 18 quilates.

Mas atualmente tudo mudou. Temos ovos maiores ainda e os apoios dos ovos são ainda maiores. Temos ovos com as mais diferentes motivações – times de futebol, desenhos, filmes – que geralmente são um medonho chocolate ao leite, com uma embalagem diferente. Temos ainda os ovos que, ao invés de virem embrulhados tradicionalmente, vêm dentro de uma caixa, envoltos apenas num papel alumínio colorido. Parece, e é, um produto porco, mas por algum motivo, esses ovos são mais caros do que os outros.

Mas, realmente estranhos são os não-ovos. Sim, existe o Batom que vem no formato de um batom gigante. O Diamante Negro vendido em forma de diamante. Ovos em formato de coração – uma constrangedora prova de amor.

Qual é o sentido de ser dar um ovo de páscoa que não é um ovo? Onde fica a fertilidade, a simbologia e a porra toda? O sentido da Páscoa está nos ovos, e não no chocolate. Ninguém dá barra de chocolate para ninguém, as pessoas dão ovos, geralmente de chocolate, mas em alguns lugares são ovos coloridos.

Qual é o slogan para se dar um tubão de chocolate? “Nessa Páscoa dê um ovo de chocolate em forma de tubo!”. Um ovo em forma de diamante? O que é isso?! Daqui a pouco estarão inventando ovos em forma de caralho.

Voltamos então ao começo do texto. Um ovo é um ovo justamente porque ele é oval, tem o formato de um ovo. Uma obviedade que parece não estar sendo mais respeitada no momento atual. O próximo passo é inventarem Ovos de Chocolate sabor doce de abóbora. Para que na Proclamação da República você dê um ovo de páscoa de chocolate em forma de trapézio, com gosto de abóbora.

Comentários

Eduardo disse…
O ovo em forma de caralho vem com dois ovos.