Grandes dúvidas que não têm explicação (16)

A balança corintiana

Ronaldo, o Fenômeno, foi um dos maiores jogadores de futebol dos últimos 20 anos. Forte e veloz, dominava bolas no meio de campo e arrancava para dentro do gol adversário, levando junto qualquer um que tentasse passar pela sua frente. Porém, depois de muitas lesões e de um certo comodismo, os últimos anos de sua carreira foram marcados pela gordura.

Ronaldo era um atleta gordo. Um raro jogador de futebol obeso. No seu último ano como profissional bastava olhá-lo em campo para notar a mobilidade que faltava e o peso que sobrava. Seus defensores diziam que aquilo era puro músculo, numa demonstração cega de amor. E o próprio Ronaldo dizia que estava fora de forma, cinco ou seis quilos acima do peso. Os médicos do clube também trabalhavam dentro dessa margem de erro.

Com a recente aposentadoria de Ronaldo, o Corinthians tratou de fazer outra contratação de peso – como exige o trocadilho fácil. Falamos do Imperador Adriano. Outro jogador marcado pela força física e também por uma coleção de problemas extra-campo. Ao se apresentar em seu novo clube, Adriano exibiu uma portentosa barriga imperial. E o que diz o departamento médico corintiano? Que Adriano está seis quilos acima do peso.

Para quem tem um peso normal de aproximadamente 90 kg, seis quilos a mais não são nada. Não são nem 6% da massa corporal. Se você engordar seis quilos, você perceberá roupas um pouco mais justas e talvez tenha que usar uma calça dois números maior. Claro, se você pesar menos de 40 kg, os seis quilos a mais farão uma baita diferença.

O grande mistério é: o que acontece com as balanças corintianas? A certeza é que você deve se pesar no Corinthians quando estiver se sentindo gordo. Mas, porque as balanças do Parque São Jorge trazem resultados tão diferentes do que o olho humano costuma a observar?

A primeira hipótese é sobre o conceito do peso. O jogador está 6 kg acima do peso, mas de que peso? O peso que decreta obesidade mórbida? Peso de um elefante? Do peso limite para que um jogador de futebol consiga jogar?

Outra tese bem razoável é a de que as balanças corintianas funcionam em um ambiente onde a gravidade é mais fraca, fazendo com que os corpos humanos pesem menos. Coisas de um lugar que leva o nome de São Jorge, aquele que vive na lua sem gravidade tentando empalar dragões.

Também não podemos descartar que no Corinthians as pessoas tenham uma forte influência da estética de Botero.

Talvez as pessoas não saibam ler a balança, talvez o médico tenha um tique nervoso que faça com que ele sempre diga “seisquilosacimadopeso” quando uma pessoa sobe em uma balança. Seis Quilos acima do peso pode ser um jargão médico pra “tá gordo pra caralho” Ou, quem sabe, seja apenas uma balança quebrada. Um problema que demanda muito tempo e trabalho até ser percebido e solucionado.

Chato.

Comentários

Leidóca disse…
Com "seis quilos a mais", eu não pego Adriano não.
Tenho a moral não.
aerosmith disse…
balanças corintianas sao fabricadas pelas organizações tabajara