Ombudsman da Humanidade

Recentemente, se popularizou no Twitter uma declaração do Lobão, segundo a qual, o Brasil passa por um momento chato, extremamente politicamente correto. Segundo ele, está ocorrendo uma lucianohuzckzação da sociedade. A frase logo entrou pro rol das grandes frases da humanidade e capaz de que tenha criado Igrejas, Partidos Políticos e ONGs sobre o tema.

Lobão está em voga por conta da sua recém-lançada autobiografia. Todos os dias aparecem entrevistas suas nos mais variados meios de comunicação. Se você ler o seu livro, você irá descobrir que Lobão é cantor. Sim, é difícil perceber isso, porque a impressão atual é a de que Lobão é apenas um ombudsman da humanidade.

No mundo do jornalismo, o ombudsman é um cara chato que tem um emprego ideal. Sua função é criticar as posturas do jornal. Ele deve destacar todas as mazelas da mídia. Se indispor com os colegas e ainda receber dinheiro para isso. O próprio CH3 tem seus ombudsmen voluntários espalhados pelo país.

O ombudsman da humanidade faz justamente isso. Ele deve criticar todas as mazelas da sociedade, todos seus erros, seus processos miseráveis. Isso não significa que ele deva ter alguma solução para o problema. Ele apenas critica.

E Lobão (que atualmente tem adotado um visual bem estranho) é o principal expoente dessa extirpe que teve origem no Papa. Sim, durante muito tempo o Papa exercia a função de Ombudsman, mas a Igreja perdeu a importância e hoje ninguém liga se ele diz que camisinha é pecado.

Quem atinge esse posto, tem seu passado esquecido. Lobão realmente foi um cantor. Seu maior sucesso é a canção “Me Chama”, que você conhece, tenho certeza. Mas quem se lembra disso? O que vemos agora é apenas sua figura excêntrica retuítada em demasia com declarações polêmicas sobre a política, a cultura, a paçoca.

Arnaldo Jabor já foi durante um tempo o ombudsman mor do Brasil. Era certeza absoluta de que o tema mais importante do dia receberia uma crítica ácida do Jabor. Alguma coisa teatral que terminaria com uma reflexão. Até que ele voltou a ser cineasta (ninguém lembrava que ele já havia sido um), função na qual ele não aceita críticas.

Você pode conhecer alguém assim. Aquele seu amigo chato que tem opiniões sobre os terremotos no Japão, o Mubarak, a Rebecca Black, as tensões étnicas na antiga União Soviética, arte cubista e o documentário sobre o Justin Bieber. Provável que o Jabor e o Lobão tenham começado assim.

Imagino que exista uma ampla rede de colaboração de ombudsmen pelo Brasil e pelo mundo. Não necessariamente da humanidade, pode haver uma colaboração segmentada. Ombudsman do Futebol, Ombudsman da criação de gado leiteiro. Todos dizendo que nada está certo.

E quem estaria por trás dessa rede mundial? Sem dúvidas, a OAB. Imagino que o verdadeiro significado para a sigla seja Ombudsmen Associados do Brasil. Eles têm opinião para tudo. Rebelião em presídio, exposição midiática do caso Eloá, venda de sentenças, a escalação do Felipe Melo na última copa. É provável que se você ligar para a OAB pedindo opinião sobre um Miojo que você fez, eles irão dizer que estava uma merda e que você não espalhou o tempero direito.

Quando alguém se torna Ombudsman da Humanidade, ele vira uma fonte oficial para jornalistas. Seu editor pediu mais uma fonte para sua matéria? Ligue para um deles. Eles irão embasar seu texto. Se nós ligássemos para a OAB, eles diriam o que acharam desse post. Não vamos fazer isso, mas se você quiser, pode fazer e nos contar como foi.

Sobre o visual estranho

Comentários

Thiago disse…
Hshauhsuahsaush, ótimo post!! Sempre achei o Lobão sem noção mesmo...sai não sabe de onde para lugar nenhum. A barba de pedófilo está combinando.