A Rede Social

*Atenção. Este artigo não é sobre o filme “A Rede Social”. Caso você deseje ler sobre o assunto, vá pra puta que o pariu, não culpe o blog pelas suas expectativas e vá usar o Google direito, seu filho de uma puta.

As redes sociais querem te matar. Elas querem acabar com você. Extenuar-te, sugar todas as suas forças, tomar todo o seu tempo até que você termine descartado, frágil e inútil em algum canto.

As redes sociais vão te dominar. Você não conseguirá viver sem utilizá-las. Invertendo a lógica inicial, você não deve ser na rede social o que você é na vida normal. Você deve ser no seu dia-a-dia, quem você é no Facebook. O seu eu virtual é mais importante do que o sujeito que pega fila do pão e vai ao banheiro.

As redes sociais querem que você viva em função delas. Você tem que estar conectado 24 horas por dia. Você tem que ter um smartphone para acessar seu Twitter. Você tem que andar com seu notebook para enviar fotos. Você tem que estar num lugar que tenha wi-fi.

Não basta ser amigo. Tem que adicionar no facebook. Se você está conversando com alguém e ele te faz uma pergunta “viu tal coisa no facebook?” e você responda “não, eu não tenho Facebook”. Ele dará um jeito de terminar a conversa, ir embora e nunca mais falar com você até que você volta engatinhando, pedindo perdão pela sua defasagem virtual.

Não basta estar lá. É preciso estar no lugar correto. Orkut? Minta caso você ainda o tenha. Se o tiver, mantenha-o desatualizado. Esteja antenado para saber o momento em que o Twitter saíra de moda e seja o primeiro sair. O último a ficar no barco não é o capitão. É apenas um noob.

Não basta informar sua vida por lá. É preciso mais. É preciso revelar seus segredos, escancarar seus diários. Adiciona colegas de terceira série. E não basta adicionar os que lá já estão. Você é estimulado a chamar o mundo para lá.

E você informará tudo. Seu colégio, seus livros, seus filmes, seus discos. Seu time, seus lugares, seus amores. Sua senha, seu cartão de crédito, suas chaves de casa.

E você será escravizado. Terá ataques de pânico quando não estiver no site. Terá abstinência ao se manter um longo período ausente. Gastará dinheiro para se atualizar e não saberá porque. Jamais saberá o porquê.

E você jamais irá acertar. Saíra antes da hora, ou será o último a apagar a luz. Manterá perfis em sites ultrapassados e fotos comprometedoras nos porões da internet. Entrará em projetos que não vingarão e sempre será confrontado com algo que ainda não fez. As redes sociais vão te matar.

Comentários

Adérito Schneider disse…
Sempre curto as mensagens subliminares do blog. rs
Gressana disse…
Texto muito foda!
O primeiro parágrafo (tirando aquele da mensagem escondida) até deixa a gente rupiado.