Não gente, isso é errado

Todo mundo já estudou com um viadinho no colégio. Não, não falo que é provável que você já tenha estudado com um filhote de veado, um pequeno antílope ou outro animal afetado. A não ser que você tenha estudado em planícies canadenses, ou tenha sido um veterinário extremo. Também não falo que você estudou com um pequeno homossexual. No colégio aqueles suspeitos de dar a bunda eram bichas. O viadinho era aquele indivíduo chato, perfeitinho, puxa-saco do professor e que para conseguir seus objetivos, sacaneava a turma toda. Dessa forma, chamar alguém de viadinho, não tem nenhuma conotação homofóbica.

O mundo dos viadinhos é regido por uma ética completamente diferente dos ideais que norteiam os outros seres humanos. Eles mantêm relações pacíficas e subservientes com as esferas superiores do poder, para que no futuro, elas possam barganhar algum benefício.

Um exemplo clássico da atuação de um viadinho: A professora de matemática chega na sala e pergunta se ela passou tarefa. Sim, ela havia passado a tarefa, mas boa parte da sala não havia feito. Todos dizem que não teve tarefa. Mas, o viadinho não. Ele diz “não professora, teve tarefa sim. E só eu fiz”. Perceba a arrogância, querendo se destacar dos outros mortais. A professora passa uma advertência para o resto da sala.

Você pode até argumentar que sua conduta foi correta e honesta. Se você argumentar isso, é bem provável que você seja um viadinho também. A vida não é feita apenas disso. A vida é feita de companheirismo, de sacrifícios em nome de um bem-estar maior. Desde que é claro, você não ultrapasse nenhuma lei. E até onde eu saiba, a constituição não obriga ninguém a fazer tarefa e não prevê punições para quem não a faça e para quem negue que ela tenha existido.

Mas o que o viadinho conseguia com a sua atitude execrável? Pois bem, na próxima prova, a professora vai dar 10 para ele e 8 para você, mesmo que vocês tenham respondido as mesmas coisas. O que para você valeu um meio-certo, para ele valeu um “você é 10!”. A professora ainda vai achar que você colou dele. E no dia em que ele não tiver feito a tarefa, a professora acreditará que realmente não houve tarefa.

O viadinho é aquele que irá denunciar que você estava fazendo a tarefa durante o intervalo. Dirá que você desenhou uma piroca na mesa dele. O viadinho é cagueta, X9, vacilão, tá ligado? Mas, entenda ele não faz isso por compromisso com a verdade, a honestidade, a moral e os bons costumes. Ele faz isso comprometido apenas com seu próprio sucesso em detrimento dos seus adversários.

Quando a aula está para acabar e o professor está prestes a dispensar todos e faz a pergunta clássica “mais alguma dúvida?” pronto para dizer que estão todos liberado, o viadinho tem uma dúvida. E não é uma dúvida simples. É aquela questão de física da Unicamp, super complicada, que ninguém conseguia responder. Todos terão que ficar mais 20 minutos até o professor explicar aquela questão. Ou então, a passará como tarefa.

E mais uma vez. O professor admirará o esforço do aluno. A Hebe o achará uma gracinha. E seu trabalho será avaliado com boa vontade. O viadinho amplia o seu poder a partir do sofrimento alheio. Ele sempre terá opiniões óbvias, fabricadas e politicamente corretas. O viadinho irá te dizer “não gente, isso é errado” quando você e seus amigos pensarem matar a aula para tomar sorvete. E ele contará para o diretor o que vocês fizeram.

Felizmente os viadinhos vão desaparecendo aos poucos. Eles têm dificuldade para passar no vestibular, porque eles não conseguem bajular aquele que corrigirá a sua prova. Eles obtêm empregos medíocres no mercado de trabalho. Mas existem aqueles que chegarão lá. Subirão de cargo com suas bajulações e te infernizarão até o fim dos dias.

Comentários

Thiago disse…
Se pensarmos bem, a história da humanidade foi influenciada por diversos viadinhos. Judas era um viadinho, caguetou Jesus. Tiradentes foi pra forca por causa de algum viadinho desconhecido.
Anônimo disse…
Texto idiota!
Garanto que você era(é) daqueles alunos do fundão da sala, que só falavam (fala)bobagem!!!
Guilherme disse…
Ah, nem era não. Sempre tirei boas notas e tudo mais.
Mas eu garanto que você é um viadinho.
Adérito Schneider disse…
Hahahaha! E o Anônimo está de volta, causando polêmicas. Anônimo, seu viadinho.
Anônimo disse…
Não, sou professor!
E, mais respeito...
Guilherme disse…
Ah sim, deve ser um baita professor. E de fato, é muito respeito fazer um comentário anônimo dizendo que o texto é idiota é que o cara que escreveu só fala bobagem.