Você vai ler. Não vai gostar.

É um cachorro. Não sei dizer a raça, mas é um cachorro. Ele está sobre um fundo colorido. E diz frases depressivas. Você torce por um time de futebol. Ele perdeu para o Mazembe do Congo. Seu dia foi muito divertido. No computador. Ele é o cão da depressão. Um fenômeno da popularidade no Twitter. Quase 90 mil seguidores. 90 mil pessoas depressivas. Ou não, pessoas que acham graça nas frases depressivas. Pessoas que dão gargalhadas ao escutar Radiohead.

Difícil saber quais serão as conseqüências dessa popularidade em longo prazo. É possível que a exposição diária a doses extremas de melancolia possa levar a um aumento na taxa de suicídios. Quem sabe o Brasil consiga superar o Japão no ranking de suicídios per capita. Se o arroz sem tempero é o que leva o nipônicos a essa posição, o Brasil poderá chegar lá graças ao seu cão da depressão. Depressão tipo exportação. E o próprio cão. O sucesso já matou artistas, talvez o mate. De vez.

O Cão da Depressão é apenas o principal expoente de um fenômeno da internet atual. Animais que representam sentimentos, atitudes. Animais sobre um fundo colorido, quase um arco-íris. Existe o cão ponderado. O cão drogado. O gato da depressão. O Gato da Viadagem. O Lobo da Coragem. E não sei mais quantos animais.

Não dá pra saber de onde eles aparecem. Porque eles entraram na moda. Qual é a linha que separa o sucesso do fracasso. Porque alguns animais têm poucos seguidores e outros chegam aos milhares. Perguntas, perguntas sem interrogação. Tomam de assalto diversas timelines ao redor do mundo. Será que se um Jegue da Empalação fosse criado, ele conseguiria seguidores? E uma Galinha da Prostituição?

Esses animais acabam por se tornar um Internet Meme. Essa palavra horrível, que te faz se sentir um completo retardado caso você a diga mais de três vezes consecutivas. Pode ser na frente do espelho ou não.

Os Memes (argh) acabam por transformar a navegação pela internet em algo muito desagradável. No geral, eles são engraçados na primeira vez em que você vê. Chatos depois de uma semana e insuportáveis com o passar do tempo. Não há nada pior do que entrar em um fórum, site de relacionamento, blog e ver lá uma coruja dizendo “O RLY?”. E que você vá procurar entender o que essa maldita coruja quer dizer.

Minto. Existem coisas piores sim. Ser atropelado por um elefante e sobreviver. Assistir Zorra Total. Sem dúvida existem coisas piores, mas, me deixem ser enfático, oras.

É muito provável que os culpados por isso sejam os membros do 4chan. Para quem não sabe o que é o 4chan, ele sabe o que você é. É um fórum que compartilha imagens e domina o mundo nas horas vagas. É provável que eles sejam os responsáveis pelos desenhos faciais grotescos acompanhado por frases como “Forever Alone” e “Fffuuuuuu”. Foram eles que criaram o PedoBear. Quando uma senhora jogou filhotes de gato no rio, os membros desse fórum descobriram o seu nome, o seu endereço. Poderiam ter matado-a se quisessem. Mas preferiram mandar frases do Cão da Depressão.

É bem provável que eles sejam os responsáveis por esses animais frasistas. Porque afinal, como já diria É o Tchan “Vamos na ponta do pé que nem jacaré”. Ponto de vista contraposto pelos Inimigos do HP, para quem “jacaré que escuta Bob Marley é um Jacarregae”. Pobres animais. Não tem como não se deprimir.

Comentários

Eduardo disse…
O Leproso poderia ser o cao da prestatividade.