Sapato Novo


Pego o meu sapato novo e vou caminhar sozinho¹

Você chegava no colégio. Mas não queria ir em frente. Não, você não era o anticristo procurado pela Inquisição. Você não havia cortado o cabelo. Seu medo de seguir em frente tinha apenas um motivo: você estava com um tênis novo. E um tênis novo é muito mais do que um acessório para proteger os seus pés do chão quente e pontiagudo. Ele é um passaporte para a humilhação.

A distância, você já conseguiria perceber. Seus colegas já estavam olhando para você, apontando e dizendo “ahhhhhh tênis novo!”. E aí que começam os problemas.

1) Seu tênis seria considerado de viado, sem dúvida. Porque ele teria algum detalhe em alguma cor de viado. Também poderia ser considerado tênis de caipira. Mas o fato é que ele seria feio. Uma verdadeira aberração em seus pés. A notícia do tênis novo logo iria percorrer todo o colégio e pessoas de todos os lados iriam ver seu novo calçado e rir.

2) Difícil saber se as crianças são comunistas, mas o fato de um tênis novo causa um ódio mortal no meio. A notícia faria as pessoas tentarem batizar o seu tênis. Consiste em pisar no tênis. Você tentaria se defender dizendo “não é novo, não”. Mas seria tarde demais. Algumas pessoas pisariam com violência. Brigas poderiam acontecer, mortes, cizânias. Era como se houvesse uma patrulha contra os tênis novos. Imagina se isso acontecesse com um “ahhhh, relógio novo”?

De fato, o calçado é o membro mais especial entre o vestuário básico. Cuecas e meias são compradas aleatoriamente. Calças e camisas quando se tem vontade. Comprar um tênis/sapato, não. É um verdadeiro evento. Você chega a conclusão “preciso de um tênis novo”. E então se dirige a loja de calçados.

Lá, você irá experimentar uma série de modelos. Observará o preço, a qualidade, o conforto, a resistência. Caminhará com eles. Se preocupará em saber se ele vai durar. No caso da infância, existia a preocupação de que ele resistisse durante o ano inteiro, pelo menos. Você não compra uma camisa pensando “hmm, ela tem que durar o ano todo”.

Felizmente o hábito de batizar tênis alheios é perdido com o passar dos anos. Porque imaginem a cena.
- Almeida, o chefe está te chamado na sala dele.
Com medo, Almeida se dirige a sala do chefe e o encontra encostado sobre a mesa.
- Almeida... você acha que eu não percebi.
- Er... eu.
- Achou que ia esconder.
- Bem, eu...
- Sapato novo heim Almeida.
- É...
- Batizado, hahha.
- É...
Logo seus companheiros de serviço aparecem rindo. Comentando como o modelo é feio.
- Parece de viado heim Almeida. Batizado.
- E por falar nisso Almeida, você está demitido.

¹Tais versos melancólicos e deprimidos, foram cantados por Marcelo Camelo na insuportável faixa “Sapato Novo” do último disco dos Los Hermanos. Disco esse, que é marcado por ser incrivelmente enfadonho. Sua maior característica, é o péssimo hábito de camelo em fazer rimas chatas com “Morena”.

Comentários

ohhrosie disse…
hahahahahaha ótimo! porém, não concordo que esse costume se perde com a idade... com sapatos sim, mas com tênis não! eu, no auge dos meus 26 anos, ainda me encontro fugindo de pisadas quando compro um all star novo...!!!
Adérito Schneider disse…
Hahahaha! Cortar cabelo e tênis novo sempre era uma merda mesmo...