Pensadores

Pense bem, o que fazia Oscar Wilde? É provável que ele jamais tenha tido um emprego. Imagino que ele jamais tenha escrito um livro. Nem banho ele devia tomar. Sua vida era criar frases de efeito. Diziam que ele era gay, fumava maconha. Não importa. Ele estava ai para frasear. E o que ele ganhou com isso? A imortalidade. Se ele não está vivo até hoje, suas frases ainda estão.

Sim, lá estão as frases de Oscar Wilde, sempre elas, servindo de epígrafe em trabalhos acadêmicos. Acompanhando mensagens de "boa prova" no segundo grau. Lá estão elas dispostas em toscas apresentações de Power Point com fundos coloridos e uma música New Age sofrível. Maldito Oscar Wilde, que inventou frases para tudo e poluiu o mundo com seus pensamentos sórdidos. Não há um único assunto que ele não tenha pensado. Ele não é Raul Seixas, mas é provável que tenha nascido há 10 mil anos atrás. Que ele tenha sido, que ele é e será.

Se eu quisesse aqui, fazer um post de frases sobre o Natal, certamente teria que citar uma frase dele. Se você argumentasse que isso é um clichê, sem dúvida ele tem alguma frase sobre o clichê. Se você me mandasse ir a merda, Wilde tem alguma frase sobre ir a merda.

Mas, ele não é o único deste seleto grupo de pessoas que pensam o mundo, o tempo todo. Existem os artistas da Globo que também tem opinião para tudo e sempre a expõe em momentos de emoção em algum programa banal. Aquele papo de mudar o mundo, comentar a política nacional. Mas, ninguém liga para eles, afinal, eles são só atores.

Freud. Eis outro ser que resolveu opinar sobre tudo. Ele era apenas um médico que cuidava de doentes mentais, se viciou em cocaína e passou a hipnotizar os histéricos. Ganhou notoriedade por isso, e por suas opiniões de que todo mundo quer comer a mãe e matar o pai. Isso deu a ele, o direito de poder falar o que quiser sobre o que ele quiser.

Também temos Nietzsche, esse maldito ser com um nome super complicado que espalha suas frases pessimistas pelo mundo. Carlos Drummond de Andrade com seus poemas conformados e existencialistas. Hitler e suas frases sobre o amor e a fraternidade. Opa, acho que eu confundi.

Atualmente temos Caio Fernando Abreu, poeta da moda que tem frases sobre tudo. Forrest Gump, que viveu tudo. Nelson Rodrigues com sua visão de mundo doentia. Cunhados que mantem relações sexuais com a sobrinha e enterram a mãe no fundo de casa. Temos Pai Jorginho de Ogum. E temos é claro, Cléber Machado. Maior filosofo da atualidade, que criou sua teoria relativista que abrange ambos os lados e que definir muito bem que uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.

Fim.

Comentários

Gressana disse…
Normal. Hoje em dia, todo mundo é especialista em tudo, de certa forma.