Grandes Letras Clássicas da Música Brasileira (IV)

Banda Erre Som

Existe no Orkut uma comunidade denominada “Banda ERRE SOM explosão de MT”. Provavelmente não existe nenhuma maldade no nome, algo que sugira que o Erre Som poderia dinamitar o nosso estado de Mato Grosso. O grupo é definido como o melhor de Mato Grosso e praticante da arte de tocar o verdadeiro lambadão.

O curioso nome da banda vem da inicial dos seus membros Ronny, Ronaldinho e Ronildo. Apenas escutar as músicas da banda pode parecer um ato torturante. E realmente é. Para compreender a verdadeira magia presente no som deste conjunto, é preciso assistir ao seu DVD ao vivo. Sua apresentação teatral tem influências dos musicais da Broadway e dos shows do Iron Maiden. Suas letras mostram influências da cultura Pop e da cultura tradicional matogrossense.

O Fantasma é pânico
Ele tá falando - tudo bem com você? Quer curtir comigo? Quero te conhecer. Eu sou do bem, eu não sou do mal. Quero te levar para o canavial.

Um fantasma desce ao palco para dar vida a historieta presente nos versos. A letra mostra uma demarcação das falas e atos que acontecem. A tendência natural do ser humano é ter um medo do fantasma, medo que ele refuta, afirmando ser do bem. Logo após, uma proposta um tanto quanto curiosa. Levar a menina para o canavial. Fantasmas seriam capaz de crimes sexuais? Uma dúvida a ser respondida pelas próximas gerações.

Batman do Amor
To dependurado, o sol tá quente. Eu não posso voar, eu sou da lua cheia. Noite escura, da solidão do mar. Eu sou eterno meu bem, vem pro meu mundo também. Eu sou da escuridão e você é do dia. Eu não sou seu pai, você também não é minha tia. Se quiser fazer amor, vem de noite e esquece o dia. Porque eu sou o Batman do amor.

Eis que aparece um cidadão utilizando uma roupa de Batman, que faria inveja ao seriado dos anos 60. A letra não parece ter muito sentido. Porque alguém poderia achar ser filha, ou tia de alguém? Seria este um caso de relação extra conjugal? O Erre Som é uma banda que deixa questionamentos para a posteridade.

Colegial
Ela chegou e me deixou doidão, beliscando azulejo correndo atras de avião. Essa quebrou o dentro e foi direto na veia encontrei meu amor com corpinho de sereia. Não tem rabo de peixe mas é fenomenal, ela é linda musa ela é colegial. Colegial, colegial remexendo desse jeito todo homem passa mal. Colegial, colegial se eu te pego do meu jeito vai dar carnaval

Bem provável que o Segredo de Gerson tenha sido motivado por um tema parecido. De certa maneira a pedofilia é aceita na música, desde os tempos em que Chuck Berry cantava sobre uma doce garota de 16 anos. É provável que haja uma piada infame implícita no trecho “se eu te pego do meu jeito, vai dar carnaval”. Ou seja, a mangueira vai entrar?

É Mu
Eta cabra frouxo danado pra chorar. Anda desiludido querendo se matar. O ciúme é o fato e você não quer falar. Desilusões fingidas, uma mulher bandida e tu enchendo a cara. Eu vou ter que te falar, tá todo mundo vendo e você só bebendo. É caso confirmado: O seu problema é Múúúito chifre na cabeça.

A infidelidade conjugal é um tema muito tratado na música popular. Desde Falcão, passando pela música sertaneja e chegando até agora as bandas emo. O Erre Som não poderia ficar atrás. Fica o inteligente jogo de palavras. Normalmente, diz-se do sujeito que é traído, que ele é corno. Que tem chifres na cabeça. Associado ao touro. Tal qual a vaca, a mulher responsável pela traição. A vaca muge. Muuuito genial.

O Erre Som segue em atividade. Espalhando a diversão do seu ritmo animado por todo o Mato Grosso. Espalhando sua poesia contemporânea pelos diversos cantos do nosso berço glorioso e gentil.

Comentários

Laíse disse…
Cadê uns videos do show? O pessoal ia curtir...
Eduardo disse…
Vou batizar meu filho de Errisom.