Sobrevivendo

Você está em um lugar inóspito, desabitado. Uma geleira, um deserto, uma floresta densa, um cânion. Não importa como você chegou lá. O avião caiu, caiu da caçamba do caminhão, o mapa estava de cabeça pra baixo ou foi vítima de uma experiência falha de teletransporte. Mas você está lá.

E o que você vai fazer? Vai caminhar, de um lado para o outro, sem direção. Talvez tente se guiar pelo sol. Tentará comer de algum jeito, mas é difícil que consiga êxito. A noite irá chorar lágrimas solitárias em posição fetal, desamparado. E se ninguém aparecer em no máximo uma semana, você vai morrer. Sim. É bem capaz de que seus restos mortais nunca sejam encontrados.

Foi pensando em ajudar a população – afinal, quem nunca ficou perdido em um lugar inabitado? – que produtores de televisão resolveram criar os programas de sobrevivência. Não, não é nenhum programa social no estilo bolsa família. São séries de televisão que mostram pessoas se fudendo nos lugares mais impróprios para a vida humana. Acredite, é ainda pior que o Hipertensão.

Um deles é o Survivor Man. Não há dúvida de que é uma série mais honesta, em que um pobre coitado “é perdido” em algum lugar difícil e mostra como se faz para sobreviver nesses sete dias até que você seja encontrado. Apenas ele e um monte de câmeras. Ele ficará lá até que a equipe volte e nesse tempo ele come folhas, insetos, mostra formas de obter água. Algumas coisas que você talvez tenha a sorte de conseguir fazer.

O outro programa é “À Prova de Tudo” onde o super-homem Bear Grylls mostra que se você se perder em um desses lugares, você estará morto. Grylls é uma mistura de Rambo e McGyver. Ele escala paredões, anda sobre a lava, constrói barcos com palha e elásticos de meia. Se joga do topo de cachoeiras e se pendura em galhos de árvore. Ou seja, faz um monte de coisas que você jamais conseguirá fazer. E que vão ajudar a te matar mais rapidamente. Afinal, no dia em que você estiver perdido na Ilha do Diabo e pensar “ah, eu vi, o Bear Grylls me ensinou a escalar esse paredão”, você vai tentar, não vai conseguir e ainda vai gastar suas últimas energias. Afinal, o cara é um profissional que já foi do exercito, enquanto que você é um sedentário que estava de férias.

Claro, há outra questão sobre “À Prova de Tudo”. Bear não está sozinho. Ele está com pelo menos dois cinegrafistas. E aí é aquela história, ele vai se jogar do alto da cachoeira e já tem um cinegrafista lá embaixo vendo a cena. Como foi que ele desceu? E como é que o cinegrafista que estava filmando a queda de cima conseguiu logo em seguido filmar ele saindo do rio? Ele dorme em um buraco no chão. Onde os cinegrafistas dormem? Enquanto o pessoal da produção está comendo marshmellow no acampamento, ele fica sozinho no buraco? Como os caras descobrem a hora em que ele ia acordar? Ele vai construir uma jangada para atravessar o mar. E os cinegrafistas? Eles são especialistas em sobrevivência também? O Bear vai construir um monte de jangadas? Seria ele um Henry Ford?

Muitas questões. E o que o CH3 te dá de conselho para uma situação dessa? Bem, além de sentar e chorar você tem que ter em mente algumas outras coisas:
1) Nunca se perca na floresta sem um canivete, uma mochila e um cantil.
2) De preferência, leve biscoitos na sua mochila.
3) Melhor ainda! Não se perca na floresta. E mais ainda, jamais se perca nas montanhas.

Em breve o Cão Leproso irá estrelar uma série na CH3 TV, mostrando como sobreviver nos lugares mais inóspitos do planeta, (vulcões, icebergs, supermercados, 25 de março) sem ter dois braços e sem se prostituir.

Comentários

Adérito Schneider disse…
Jamais se perca em algum lugar que não dê sinal de telefone ou conexão de internet.