Grandes Letras Clássicas da Música Brasileira (II)

Edição é o Tchan

É o Tchan do Brasil. O grupo que dividiu a história do Brasil em antes e depois da sua aparição. Antes do surgimento dos clássicos acordes iniciais da Dança do Bumbum o Brasil vivia um clima de euforia. Voltávamos a eleger nossos presidentes, caminhávamos para 10 anos de democracia e parecíamos ter um futuro promissor, sem inflação, sem pobreza, sem fome, sem Axé Music. É o Tchan mudou isso para sempre.

No texto abaixo, faremos uma análise de algumas de suas principais canções.

Segure o Tchan (1995)
“Tudo o que é perfeito a gente pega pelo braço. Joga ela no meio, mete em cima, mete em baixo. Depois de nove meses você vê o resultado. Segure o tchan. Amarre o Tchan. Segure o tchan, tchan, tchan”.

Uma canção que está em uma linha tênue entre o cafajestismo machista e a conscientização sexual. Pode-se perceber que o início é um chamado para o abuso sexual feminino. Pegue ela pelo braço, jogue ela no meio e meta em cima e meta em baixo. O resultado? Uma gravidez. Na seqüência, vem o apelo “Segure o Tchan”. Tchan, no caso, seria uma das 3091 metáforas para o pênis existente na Bahia. Ou seja, proteja o seu pênis com uma camisinha e não engravide a mulher. Abuse com sabedoria.

Dança do Bumbum (1996)
“Bota a mão no joelho e dá uma abaixadinha. Vai mexendo gostoso, balançando a bundinha”.

Uma metáfora para o sexo. E essa música foi dançada inocentemente por diversas crianças de 9, 10 anos. Pois é.

Ralando o Tchan (1997)
“Quem vem de fora, vem chegando agora. Mexe a barriguinha, sem vergonha e entre. Balance o corpo, meu bem não demora. Que chegou a hora da dança do ventre.”

Interessante notar o tom sempre convidativo do grupo baiano. Versos como “vou te ensinar” ou “vou te mostrar” e convites a participação de terceiros na canção. Esta aliás, marcou o surgimento temático do grupo. A mistura do Brasil e Egito, e o Califa tarado de olho no bico do peito das mulheres. A partir de então eles nunca mais pararam.

É o Tchan no Havaí (1998)
“Ula ula de lá, Tchan. Quebra, quebra daqui, Tchan. O Bahia Iaiá. É o tchan no Havaí. Toca esse pandeiro, taca a mão no couro, que esse suingue tá pra lá de ouro. Colar havaiano, abada, pare, saruniê, coqueiral, guitarra havaiana, O Tchan é a mistura tropical”.

Na sua viagem musical pelo mundo, o Tchan havia apresentado a sua nova loira. Percebemos uma nova estratégia de composição. As metáforas sexuais, cada vez menos sutis, ficaram apenas para a segunda estrofe. No começo da canção, percebemos um fluxo de idéias James Joyciano, no qual elementos da cultura popular baiana e havaiana são citados aleatoriamente. Há um que de poesia modernista nesses versos. As rimas forçadas dão esse tom. Foi o último momento de sucesso do grupo.

É o Tchan na Selva (1999)
“A galera vai chegar doida pra sambar. Vamos na ponta do pé, que nem jacaré. E Jane vem que nem saci, dançando o tititi. E Tarzan pega cipó e a cobra deu um nó. E o Leão que fez um u virou canguru”.

Ok. Ninguém agüenta fazer tantas canções com referências a sexo. Essa letra aparece completamente surreal, tentando criar imagens da Jane dançando o tititi e Leões virando cangurus. O mundo não estava preparado para o sucesso disso, felizmente.

Na seqüência o grupo se perdeu. Ouve um fracassado disco chamado “Tchan.com.br” uma tentativa de inclusão digital do grupo. Letras que faziam referências a eventos históricos e seres mitológico transformaram o grupo no Iron Maiden do Axé. O grupo tentou se enveredar pelos caminhos do Funk, aproveitando a primeira invasão do Funk¹.


O grupo se desfez aos poucos e agora ensaia um volta. Independente do resultado dessa nova empreitada, o seu impacto na sociedade brasileira jamais será esquecido.

¹ Momento histórico, consolidado no instante em que o Bonde do Tigrão colocou os seus pés no palco do Domingão do Faustão, invandindo assim, a mesa de jantar da família brasileira.

Comentários

Andreza disse…
ahahahahaha

Só posso dizer que É o tchan é um ultraje às crianças desse país. E que caberia processo, super caberia. Ontem na sala de computadores da faculdade, portugueses se juntaram num pc pra ouvirem estupefatos a dança do créu. Orgulho Brasil na veia nessa hora Pelo menos o Jacaré foi parar na turma do Didi pra se redimir um pouco com as cnças.
Ignorancia desse povo;
Tantos cantores bons daqui do Brasil, com seus tantos estilos musicais e vc logo vai falar do TCHAN?
E não, não nos orgulhamos de "CREU", só alguma mioria gosta daquela porcaria
Bem, cada um com seu gosto, fiquem ai com seus estilos musicais e parem de procurar e criticar as musicas brasileira, só uma dica :)