A Arte de Visualizar Metáforas

Todo o Carnaval tem o seu fim, música de abertura do segundo disco dos Los Hermanos, Bloco do Eu Sozinho, de 2001 tem o seguinte verso:
“Toda folha elege um alguém que mora logo ao lado. E pinta o estandarte de azul. E põe as suas estrelas no azul. Pra que mudar?”.
Se você for uma pessoa normal poderá pensar “porra, Los é Hermanos é chato” ou gostar da música, achar alguma graça nos versos e não se ligar no que eles podem querer dizer. Talvez faça uma busca no Google pra tentar descobrir o que isso significa. Mas tanto faz. Muitas letras tem pouco sentido.

Agora, se você for um visualizador de metáforas, logo criará a sua versão. Veja bem. “Toda folha”. Só pode falar de jornais. A Folha de São Paulo, a Folha do Estado, a Folha da Manhã. Pois bem, os jornais elegem alguém que mora logo ao lado. Elegem um parceiro. Alguém que coloca dinheiro no jornal. E eles pintam o estandarte de azul. Azul, é a cor do PSDB. Ou seja, o PSDB coloca dinheiro nos jornais. Pões as suas estrelas no azul? As estrelas são o símbolo do PT. Ou seja, o jornal troca o PT pelo PSDB. Pra que mudar?

Veja bem, aposto que você pensou “nossa, até que faz sentido! Que impressionante!”. Todo visualizador de metáforas é convincente. Eu inventei isso nesse momento, mas há quem dedique semanas em busca da interpretação perfeita.

As preferidas são as chamadas “metáforas para a vida”. O que é uma metáfora para a vida? O que é a vida? Existem os que adoram dizer que o futebol é uma metáfora para a vida em 90 minutos. Por quê? Drama, felicidade, conquista, tristeza, o sucesso o fracasso. Tudo o que acontece na vida está reduzido em 90 minutos.

É possível dizer que o rúgbi é uma metáfora para a vida. Você trabalha para os outros e quando a bola está com você, é pancada por todo lado. Todos querem te derrubar. O rodízio de pizzas é uma metáfora para a vida. Diferentes opções são ofertadas para você, tradicionais, inovadoras. Você tenta várias, mas no final se sente mal e perde dinheiro.

As metáforas sexuais também fazem sucesso. Existem aqueles, discípulos de Freud, que enxergam metáforas sexuais para tudo. Andam pelas ruas esperando a oportunidade de apontar e dizer “olha lá uma”. Quando a porta do elevador abre e a menina pergunta para a o rapaz “sobe?” e ele responde “ahãm”. Apontar o lápis pode ser uma dessas metáforas. Estourar o champanhe é uma metáfora para a ejaculação. “Aparar pela rabiola” – metáfora para sexo anal. Ok, essa é óbvia, mas todo visualizador de metáforas diz suas interpretações com ar de descoberta do miojo sabor pólvora.

A política também. Em época de eleição, toda e qualquer manchete traz uma mensagem subliminar que indica a opção política do jornal. Lembram-se da novela “Desejos de Mulher”? Em 2002, havia um professor meu que dizia que aquela era uma forma de mostrar que a TV Globo queria eleger Roseana Sarney à presidência. Se essa novela fosse repetida agora no Vale a Pena Ver de Novo...

E por fim, temos as metáforas religiosas. Como a bíblia é um livro longo, chato e cheio de números que atrapalham a sua leitura, poucas pessoas a leram por inteiro. Tanto que lá dentro existem quatrocentas histórias de morte, traição, ira, perdão, glória e escatologia (nesse ponto, a Bíblia seria uma metáfora para a vida?). A série Lost, por exemplo. Os doentes aficionados que a acompanhavam, tentavam descobrir todas as metáforas bíblicas que lá existiam. E é sempre assim: um irmão mata o outro – Caim e Abel.

Por outro lado, existem aqueles que realmente criam as metáforas. Cineastas malucos, Paul Thomas Anderson da vida, que gostam de torturar seus espectadores com mil referências sutis e situações que remetem a situações históricas. Um gato que passa andando no canto da tela. Uma pessoa com roupa vermelha que diz “olá, me vê um estrogonofe”.

“Volta logo pra São Paulo. Ou eu vou pra Madrid”
- Vê aí. É uma metáfora da situação política do José Serra, que se sente isolado em São Paulo. Queria voltar para a Madrid, fascista de Franco.
- Nada haver.
- Claro que tem. Fernando e Sorocaba são muito politizados. Nunca percebeu “paga-pau”? É uma mensagem do Serra pra Dilma. Fala do teatro dela, de um suposto ódio, mas no fundo ela admira o PSDB.
- ...

Comentários

Gressana disse…
Uma metáfora para a vida que eu nunca consegui entender foi a do Forrest Gump. "A vida é como uma caixa de chocolates, você nunca sabe o que vai vir".
Porra, é claro que sabe. Vão vir chocolates!!! E ainda na caixa você vê quais virão.
Pra mim essa metáfora devia ser "A vida é como uma caixa de chocolates. Você procura primeiro o que é melhor e o pior sempre sobra pro final".
Zoi de Tandera disse…
Metaforista nato se apresentando! o/

Mas agora, melhor que metáforas são analogias, do tipo "o carro está para a garagem apertadinha da vizinha assim como o pênis está para a vagina da mulher adúltera" isso sim te faz parecer inteligente e importante!!!