Arquétipos Risonhos

Diga-me como ris que te direi quem és.

A maneira como você ri irá determinar o seu futuro. Te fará perder empregos, terminar relacionamentos, se afastar dos seus amigos. A maneira como você ri te trará desgraça, peste, guerra, fome e morte. Por outro lado, suas risadas poderão te trazer fortuna, mulheres, admiração, liderança e sucesso. Vejam o caso do Bira, ex-baixista que hoje ganha a vida rindo em programas de auditório.

Mas não, não falo das suas risadas verdadeiras. Tirando o caso do Bira, ou de uma outra pessoa que ganhe a vida gravando risadas, seus risos só te trarão humilhação. Acontece, se você tiver risos agudos, finos. Ria que nem uma mulherzinha. Ninguém mais irá te respeitar. Só que as risadas que realmente podem mudar sua vida, são aquelas que você dá na internet.

Não existem muitas maneiras de se rir na vida real. Na internet sim. De acordo com dados da ONU, ao redor do mundo são utilizadas pelo menos 478 combinações diferentes de uma, duas, ou três vogais ou consoantes. Esse estudo foi conduzido por Alfredo Humoyhuessos, que é claro, conhece todos os 478 e os utiliza com freqüência, dependendo da situação política, econômica, cultural e social do momento. O que algumas delas significam.

Temos o tradicional “hahahaha”. É o mais popular, difundido e politicamente correto. Os “hahahaha” transmitem a idéia de que a pessoa realmente achou aquilo engraçado. É uma herança que vem dos quadrinhos. Suas principal variação é o “hauhaushauhsauhauhaushauahsaush” que significa que a pessoa está passando mal de rir, a tal ponto que não consegue nem ter precisão motora para digitar os “h” e “a”. Existe ainda o “HAHAHAHA” que diz que a pessoa riu alto. E o “HAsuhasuhsuHSUAHSUHAsuhsSha” que de tanta falta de controle, é sinônimo de um “reprovado no exame psicotécnico”.

Pessoas de origem hispânica tem o estranho hábito de falar “jajajaja”. Isso acontece porque o “j” tem um som próximo ao do “r” tal qual o “h” em nossa língua. Na verdade, 60% das consoantes tem som de “r” em alguns países, principalmente no Uruguai. Já o “rararara” apesar de ser um possível equivalente do “hahahaha” tem suas dificuldades. Uma questão de localização no teclado e também, na nossa cultura, as risadas com “r” dão um ar meio sonso as risadas.

Muito próximo, o “hehehehe” transmite uma sensação de “hehe, tá bom, não foi engraçado, vamos mudar de assunto”. Nenhuma pessoa que digita “hehe” realmente riu. Tanto que não há uma variação do tipo “ehwhewhewhewhe”. Já o “hihihihi”, o “hohohoho” e o “huhuhuhu” sugerem algum problema mental.

Vindo da tradição entre parênteses das revistas semanais, a expressão “risos” é de uma falsidade ímpar. Parece que você está escrevendo “risos” de maneira debochada. Ninguém que realmente estivesse rindo diria “risos”. Faça o teste. Sua abreviação “rs”, é mais recomendada para mulheres. Apenas um “rs” terá o mesmo sentido de “risos”. Além de poder dar uma tradicional conflito geográfico.
- Esse seu sotaque, você é carioca?
- Não, sou de Belo Horizonte, rs.
- Mas, é mineiro, ou gaúcho?

O uso em continuidade, “rsrsrsrs” trará uma sensação entre a risada pura e a risada maldosa. Toda uma dubiedade que poderá ser útil em alguns momentos.

Temos o uso freqüentes de “k” em um “kkkkkkkkkkkk”. É uma risada meio abobada, de uso popular. O uso de “kkkkkkkkkkk” é atribuído as classes mais baixas e menos instruídas. Pode ser sinônimo de humildade, ou de ignorância. Saiba usá-la. A Vanusa deve rir assim.

E para terminar, temos o “lol”. O “lol” contém toda a maldade do “(risos)”, com um problema ainda maior – o estrangeirismo. Sua origem poderia ser da expressão “Lots Of Laughs” (Muitas Risadas, mr) ou “Laughing out loud” (rindo bem alto, rba – ou ainda rindo alto pra caralho, rapc). Só que ninguém, após escutar a piada sobre se perder nas montanhas, dirá “mr”. Em resumo, além de parecer um babaca, o lol te fará parecer um filho da pátria com a camisa dos Estados Unidos.

Ria como eu rio.

Comentários

Adérito Schneider disse…
Hahahahah!
Gressana disse…
O mais engraçado é que em 90% dos casos, as pessoas que digitam os risos não riem de fato.
Só conversando com a outra pessoa por webcam pra ter certeza. O foda é quando a pessoa digita "hahahaha" e você vê que ela está séria. Já aconteceu comigo.
Laíse disse…
E o que o CH3 tem a dizer sobre as pessoas que riem com todas as letras do alfabeto? Algo como "jhsdjkashrjqwhdashjkfhkdsajhfk".
Unknown disse…
@Laíse

É complicado. Os especialistas tem dúvidas se a pessoa está realmente rindo, ou se é um ataque de convulsão.