Profetas

Não é fácil ser um profeta. Não, não, esse começo não está bom. Vamos tentar de novo.

Abro espaço para a Wikipédia. “Profecia é um relato, muitas vezes com conotação religiosa, no qual se prevê acontecimentos futuros”. O ser humano adora previsões. Basta ver que todo dia, em qualquer jornal, temos a previsão do tempo. Mas é uma previsão, não uma profecia. Baseada numa ciência, no vento, nas nuvens, imagens de satélite. Se fosse uma “Profecia do tempo”, escutaríamos um daqueles velhos que dizem “hoje estou com azia, vai chover”.

A profecia é geralmente baseada em algum sonho. E a questão é que qualquer pessoa pode fazer uma profecia, e pode acertar. Quantas vezes você não viu alguém dizer “vai sair o gol” numa bola que está no meio do campo. E o gol saiu. E essa pessoa acerta essa previsão diversas vezes.

Qualquer louquinho de bairro pode ser um profeta. Daqueles, que com os olhos bem abertos e os punhos em riste diz com voz tremula “Essa noite vai fazer 10 graus. Vocês não acreditam nas minhas previsões, mas fará. E será o começo do fim”. Ai está outra característica das profecias, elas nunca são positivas.

Sim, você jamais verá alguém fazer uma profecia do tipo “No dia 16 de março, uma luz virá do céu e será o salvador. A partir de então, a humanidade passará a conviver pacificamente e as coisas vão melhorar”. Não, não. Uma profecia tradicional contém informações do tipo “Às Dezessete horas do dia Vinte e Seis de outubro do ano de Dois Mil e Quatorze descerá dos céus o anticristo. Se seguirá um período de duzentos anos de peste, praga e devastação”. Note que os profetas odeiam usar o sistema numeral.

O mais estranho é que esses papos de profeta sempre ganham espaço na mídia. Sempre vai ter algum problema discutindo as verdades e mentiras por trás da profecia. Depende do profeta da moda.

Durante uma época, foi Nostradamus. O mundo acabaria em agosto de 1999. Mas, estranho, ele acabaria só do hemisfério norte para cima. Como o mundo acabaria só em um hemisfério? O planeta ficaria igual a Câmara dos Deputados? Não sei. Mas Nostradamus disse isso. E ele previu todas as guerras mundiais, o nascimento de Hitler. Como? Sempre nesse papo de luz, peste, praga, o ano de Mil Novecentos e Noventa e Nove. E sim, como você deve ter percebido o mundo não acabou em nenhum hemisfério.

Agora, são os Maias. O mundo vai acabar em 2012. Eles fizeram sete profecias, nas quais falam principalmente do aquecimento global. Seria Al Gore um Maia? Não sei, mas, me diga. Se eles são tão bons, porque eles acabaram? E bem antes de 2012? Respondam, vagabundos!

Todo começo de ano tínhamos a Mãe Dinah fazendo previsões para o ano, e errando a maioria esmagadora. E enquanto isso, temos Pai Jorginho de Ogum aí, dando sopa.

Ele já acertou previsões de que Zagallo não iria morrer, de que um time brasileiro ganharia a Copa do Brasil, e que o Brasil seria campeão do mundo, caso o título não ficasse com Itália, Alemanha ou Espanha. E ninguém da bola para ele. Pedi para ele uma profecia maldita para encerrar o post. E ele a fez.

“As Vinte e Duas horas e Dez minutos do dia Três de outubro de Dois Mil e Dez, àqueles que carregam as chaves da democracia, abrirão a Caixa de Pandora. De dentro dela, sairão todos os sentimentos que governarão o povo que habita a grande porção de terra em forma de coração, situada debaixo da Linha do Equador, onde não existe pecado”.

Comentários

Adérito Schneider disse…
Hahahaha! Excelente final!

Bom lembrar que tem um shopping de Cba que está pra desabar aí, segundo previsões...
Zoi de Tandera disse…
Se você procurar bem, todo dia o mundo vai acabar, segundo alguma profecia estranha.