Pesquisa eleitoral

E lá estava a informação. Silval Barbosa caí um ponto e abre oito pontos sobre Wilson Santos, com quem estava empatado. Sim, isso mesmo. Mesmo caindo um ponto percentual na pesquisa, ele abriu vantagem. Tudo porque Wilson Santos caiu 8 pontos. Sinal de que um terceiro colocado estava avançando? Não. O terceiro colocado também perdeu uns dois pontos. E o quarto colocado continuava inexpressivo.

Para quem foram esses votos? Para ninguém. Os indecisos dispararam. Num período de dois meses os indecisos passaram de 20% para 32% e passaram a liderar a disputa, para a felicidade Cléber Machado. Parece no mínimo um contra-senso e é. A tendência natural é que com o passar dos dias as pessoas se decidam em quem votar e não ao contrário.

Se quatro meses antes das eleições, 20% da população não sabia em quem votar a tendência é que dois meses depois, uma parcela desses indecisos tenham se decidido. Se votam em A, B ou C ou se anulam o voto, ou até mesmo se ainda não se decidiram. Difícil é que aqueles que pensavam em votar em alguém tenham desistido e não saibam mais em quem votar. E que isso tenha acontecido com 12% da população.

O que poderia ter acontecido? O cara vê o horário eleitoral, vê as propagandas e pensa “hmm, é nesse cara que eu achava que eu ia votar? Então não sei mais”. Estranho. Mais fácil acreditar que há alguma coisa de podre no reino das pesquisas eleitorais.

Numa recente pesquisa DataFolha para o governo de Minas Gerais o candidato Hélio Costa tem 14 pontos de vantagem sobre Anastasia (que é um homem). Já a pesquisa do Ibope divulgada no mesmo dia mostra Anastasia a frente, por dois pontos.

Uma das duas pesquisas está absurdamente errada. Ou talvez, as duas estejam. Ou o mundo é que esteja errado. O que há de tão errado a ponto de tirar a credibilidade dessas pesquisas? Corrupção? A pesquisa seria realizada por aqueles seres de lama dos Power Rangers? Um erro de planilha? Quem matou Odete Roitman? A culpada é a tal da amostragem. E as metodologias de pesquisa. E é isso que faz com que muitas pessoas não acreditem nelas.

Então, o CH3 desenvolveu sua própria metodologia e chegou a alguns resultados:
- Dilma Rousseff será eleita no primeiro turno, mas há chances de que José Serra vá para o segundo turno.
- Silval Barbosa tem algumas chances de ser eleito no primeiro turno, mas a hipótese de que ele vá para o segundo turno com Wilson Santos, ou até mesmo Mauro Mendes, não pode ser descartada.

Para chegar a esse resultado, Pai Jorginho de Ogum incorporou a alma de 100 mil pessoas e anotou os seus votos. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para cima, para baixo, para um lado ou para o outro.

Comentários

Adérito Schneider disse…
"A pesquisa seria realizada por aqueles seres de lama dos Power Rangers?"
Hahahahahahahahaha!