Ah, os argentinos

Todos nós sabemos que os argentinos são a escória da humanidade. O povo mais pútrido, fétido, maldito, bastardo, nefasto que habita o planeta Terra. Se Hitler conhecesse os argentinos, muito provavelmente ele teria deixado os judeus em paz. Os argentinos merecem ser esmagados como baratas. E toda a Argentina deveria ser posta abaixo. E o vil solo argentino coberto de sal. Ou, talvez, deveríamos pensar em deixá-los vivos, desde que castrados para que não se reproduzam. Poderíamos escravizá-los, mandá-los fazer os serviços mais sujos. Utilizá-los em experiências científicas.

Bem, talvez seja um pequeno exagero. Mas o fato é que os argentinos são as principais estrelas das propagandas de Copa do Mundo. E são muitas as propagandas de Copa do Mundo. Nessa época, qualquer empresa utiliza o tema futebol para vender seus produtos. Sejam tratores (para patrolar sua terra... como se Argentinos estivessem deitadas nela!), celulares (que tocam e... incomodam os argentinos!), espadas samurais (para... matar argentinos! Ah!).

Freud talvez diria que isso é inveja. Que no fundo os brasileiros queriam ser como argentinos. Eu rechaço essa hipótese, visto que Freud era um velho doentio tentando achar razões para as suas perversões sexuais. O que eu acho, é só que nessa época o pessoal da publicidade pega um livrinho do Ary Toledo “piadas de argentino” e se inspira.

Não sei se na Argentina as propagandas são assim, porque, afinal, eu não moro na Argentina e não procuro essas coisas no Youtube. Mas seria até engraçado, ou curioso uma propaganda cheio de brasileiros tomando Quilmess e começando a dançar tango.

O problema, é que isso cria uma espécie de guerra entre pró e anti-argentinos. Essas propagandas geram inúmeros defensores dos argentinos que defendem seu estilo de vida, emocional, trágico e vibrante. Qualquer piada sobre argentino vira motivo para discursos de “isso é inveja dos argentinos, eles são fodas”. Parece que vira obrigação nacional torcer pela Argentina. Mesmo sem jogarem uma boa partida a pelo menos três anos, ele viram a pátria do futebol-arte. “Inveja deles! Eles é que jogam bonito”. Sinceramente, isso é um saco.

Mas, eu disso tudo isso, apenas por uma conclusão. A melhor coisa que os publicitários fazem nesse momento é fazer piadas com argentinos. Tome como base a propaganda da Hyundai que prega um novo jeito de torcer. Prega quase que a união dos povos.




Observe que ridículo. É algo quase no nível do guaraná Dollynho. Um gordinho sentado no seu sofá levanta e grita “tchá tchá!”. Então pessoas no mundo inteiro são vistas juntas, dando dois tapinhas no joelho, dois pulinhos para o alto com as mãos estendidas e gritando “tchá, tchá!”.

É até difícil tentar entender o que a Hyundai quis com isso. Se eles realmente são idiotas o suficiente para achar que isso vai pegar, se eles querem acabar com a imagem da marca, se eles querem promover uma lavagem mental nos telespectadores (há relatos de pessoa que depois de assistirem o comercial de madrugada, assinaram termos de doação de todos os seus bens para a empresa).

É algo tão ridículo, que teria sido melhor propor “um novo jeito de torcer na Copa: matando argentinos!’. Assim como a ridícula propaganda dos zumbis da Rexona. Os zumbis deviam matar argentinos e o problema tava resolvido.

Comentários

Adérito Schneider disse…
Hahahahaha! CH3 caminha rumo ao seu primeiro processo judicial.
Obs: Aquele moleque olhando pra cima com cara de bobo e boca aberta parece o Kaká.