SPAM

Foi o Monty Python que inventou o SPAM. Ou melhor, quem inventou o SPAM foi a Hormel Food Corporations, mas a culpa disso tudo é dos publicitários. Bem, é melhor explicar melhor, antes que você resolva montar um grupo de extermínio para eliminar os bastardos responsáveis por entupir a sua caixa de e-mail com coisas inúteis. Os responsáveis por te frustar cada vez que você recebe uma mensagem e é só uma promoção para comprar Viagra mais barato. Broxante. Ou não.

O SPAM original era de se comer, uma abreviação de Spiced Ham. Um presunto enlatado que tem uma aparência bem pouco comestível. Se você procurar fotos na internet, provavelmente pode ficar sem fome por alguns dias.

Foi então que o Monty Python fez esse vídeo:




Você corre o risco de terminar esse vídeo cantando “Spam, spam, spam! Lovely Spam!”. Ok, eu deveria ter avisado antes.

Mas, como vocês puderam perceber, o Spam não era algo muito gostoso e que agradasse a todos. E durante a segunda guerra mundial, graças ao racionamento de comida, muitas pessoas comiam o Spam, porque era o que tinha. Ou seja, o Spam era algo ruim, e no caso do vídeo, algo repetitivo e forçado.

Surgiu então a internet. Bem, ela surgiu na época em que o Monty Python ainda existia, mas só foi se popularizar muito tempo depois. Há cinco anos, poucas pessoas conheciam a Wikipédia. Mas com certeza, já conheciam o e-mail.

O e-mail surgiu como uma alternativa viável aos Correios ou aos pombos correios, porque teoricamente, há uma chance bem maior de que sua mensagem chegue até o destinatário, sem que o pombo ou o carteiro sejam abatidos a tiros. E é aí que entram as mentes tradicionalmente mal intencionadas, como é o caso notório dos publicitários. Eles pensaram “hmm, é mais fácil de mandar anúncios para várias pessoas, sem nem ter que sair do lugar ou gastar nada!”. Seria difícil e pouco prático mandar uma mensagem de “enlarge your penis” por pombo correio. Alguém podia achar que era algo pessoal. E então, um publicitário criou o SPAM.

Ou não, ele não surgiu com esse nome. Mas alguém logo o apelidou. Como geralmente, pessoas que nomeiam coisas até então inomináveis assistem Monty Python, alguém pensou “hmm, chato e repetitivo... Spam, spam, spam! Lovely Spam!”.

Hoje em dias as pessoas já estão até amortecidas e não reclamam dos Spams, até porque os sistemas de correio eletrônico desenvolveram sistemas que costumam a separar o spam do trigo. E porque hoje em dias as pessoas vivem eras de espaço interminável no e-mail, antigamente quando era um privilégio ter 6 megas de armazenamento, os spams eram realmente irritantes.

E aí entra uma

Grande dúvida que não tem explicação (Edição extra)

As pessoas realmente acreditam nos spams?
Existem os mais variados estilos de spam. Desde a corrente que seu vizinho manda, até aquelas tentativas grotescas de colocar um vírus no seu computador.

Hoje em dias pessoas já devem saber que não se corre o risco de acordar em uma banheira de gelo sem os rins, ser adormecido no estacionamento do shopping, que repassar o e-mail pra 15 pessoas e apartar F12 não traz nenhuma surpresa, que você não ganha bombons da Nestlé respondendo e-mails e... bem, isso daria um assunto para outro post.

Mas bem, pelo menos acho que as pessoas sabem que é tudo mentira. Ou não? Você não sabia? Pois então, você para mim é um mistério da humanidade. Você deveria se envergonhar. Desde a primeira explosão de energia que gerou a primeira molécula, que evoluiu até o surgimento do ser humano. Que foi evoluindo, passamos a andar eretos, criamos o fogo, aprendemos técnicas de cultivo e rebanho, os gregos que filosofaram, as descobertas da astronomia e da navegação, a luta para derrotar ditadores malucos, o avanço da ciência, tudo isso para chegar até você que clica nos spams de vírus e infecta o seu computador? Francamente.

E assim encerro a postagem, porque acabei de receber um e-mail do ministério público me chamando para depor. Tenho que falar com meu advogado. E também ligar para o Bradesco porque eu não tenho conta lá e eles me pedem para recadastrar minha senha na internet.

Comentários

MANGABEIRA disse…
Tive uma amiga que não gostava que pegasse na orelha dela. Dizia que lhe dava gastura. Colocar a língua então, nem pensar!