Datas que não pegam

Você por um acaso sabe qual é o dia da avó? Antes que você procure no Google, eu já dou a resposta: é no dia 26 de julho. Talvez você nem soubesse que essa data existe e talvez saiba menos ainda que na verdade este é o “dia dos avôs e das avós”. Os avôs acabaram sendo prejudicados na visão comercial das lojas. É provável até que essa data seja desmembrada e que o dia do avô vá para outro dia. Afinal, pesa no bolso ter que dar dois presentes de uma vez.

Bem, isso se alguém der presentes nessa data. O fato é que o dia da avó não pegou. Talvez porque existam menos avós do que mães, pais ou namoradas. Ou porque ainda não virou cultura... Ou porque não haja um bom presente para vender do tipo “Dia das Mães! Presenteie sua mãe com um fogão dez bocas! Escravize-a!” ou “Dia dos Pais! Dê uma camisa pólo para ele!” ou ainda os brinquedos do dia das crianças. Chocolates e coisas fofinhas nos dias dos namorados. Certo que ano passado eu vi um cara comprando uma geladeira para a namorada, acho que é caso de fim de namoro.

O que dar de presente para sua avó? Kits para tricotar? Não sei. Talvez esse seja um dos motivos, mas o fato é que a data realmente não pegou. Assim como as seguintes datas talvez não pegariam também. Ou talvez sim, quem sabe. Eis algumas dicas para a Câmara dos Dirigentes Lojistas.

Dia da sogra: Os mais malvados dirão que essa data é comemorada no dia das bruxas. Mas um dia da sogra seria recheada de propagandas irônicas sobre o amor genro/nora – sogra. O Kibeloco faria montagens com sofás assassinos e veneno. A chance da data pegar é se os filhos das sogras obrigarem seus parceiros a comprar um presente, em nome da boa aparência.

Dia da amante: Há uma coluna do Veríssimo sobre isso. Criaria um problema danado. Na véspera os shoppings estariam lotados de homens constrangidos com a situação, torcendo para não serem flagrados por uma amiga da mulher. Teriam que comprar coisas pela internet e mandar entregar em outro endereço. Esconder faturas de cartão. Seria bem complicado.

Dia do vizinho: Uma data para presentear o seu vizinho. Aquele ser querido que está sempre por aí nos momentos difíceis escutando música alta. Um bom presente seria um par de fones de ouvido. Mas na real, o número de cartas bombas entregues na data iria aumentar muito.

Dia do Pansexual: Dia de lembrar-se daquele seu amigo pansexual. Seria fácil comprar um presente, já que o pansexual poderia gostar de tudo. Seria bom para o comércio, principalmente se existisse um número expressivo de pansexuais assumidos.

Pior ainda seria se os dias de profissionais resultassem em presentes. Do tipo:
- no dia dos jornalistas, os jornalistas ganhariam canetas.
- no dia do advogado, eles ganhariam livros jurídicos.
- no dia da enfermeira, elas ganhariam fantasias de enfermeira de sex shop.
- no dia do médico, eles ganhariam um caderno de caligrafia.
- no dia do historiador, ele ganharia um pacote de giz para quadros negros.
- no dia do publicitário, o publicitário não ganharia porra nenhuma.

E aí entraria a questão de Boris Casoy. E o dia do Gari?

Comentários

Gressana disse…
Já é um milagre terem dado um dia pro publicitário.