Déjà vu

Foi uma decepção muito grande. Por anos e por anos eu escutei aquela música: “Na madrugada a vitrola rolando um blues, trocando de biquíni sem parar. Sinto por dentro uma força vibrando uma luz, a energia que emana de todo o prazer”.

A sensação do Déjà Vu é algo realmente muito estranho. É a sensação de que você está vendo algo que você já viu antes. Donde vêm esses pensamentos estranhos? Algumas pessoas dizem que é uma reação psicológica para tornar um lugar acolhedor. Funciona mais ou menos assim: se você está na merda, seu cérebro faz você ter a impressão de que você já esteve na merda antes. Assim, estar na merda não vai parecer algo diferente e assustador.


O que é muito estranho, porque a sensação de já ter vivido isso antes é assustador.




E a vitrola trocando de biquíni sem parar? De fato, para mim, o Déjà mais estranho, o mais assustador, é os dos sonhos.

Digo, você de repente não se pegou sonhando com algo normal. Do tipo, você tem uma Ferrari. E no sonho você tem a sensação de que já teve uma Ferrari em outro sonho. Que esse sonho é uma espécie de continuação de outro sonho. Mas você não se lembra de ter tido esse outro sonho. Mas é fato, você já dirigiu uma Ferrari nos seus sonhos.

Sempre que isso me acontece, eu acordo com uma sensação estranha. Esses dias, por exemplo, eu sonhei que estava num baguncinha na rua com os amigos e de repente chegava um homem pedindo dinheiro para tratar de seus problemas. Então ele mostrou que não tinha um olho. Tive a impressão de já ter visto isso antes. Mas de fato, isso nunca me aconteceu.



Pessoas Constrangedoras, volume 29,90

Mas sem dúvida, a pior associação possível com a palavra Déjà Vu é aquela que se refere a banda Djavu. Com o carnaval chegando, as coisas ficam ainda piores.

Comentários

Gressana disse…
É, andei tendo os déjà vus mais bizarros ontem, durante uma aula de cursinho.