Matérias Subversivas

Você sabe como funciona um carro forte? Sim, aquele que transporta fortunas em dinheiro para abastecer os bancos e caixas eletrônicos? Bem, o funcionamento mecânico dele é simples e tal qual o de um carro normal. Os pistões que são movidos e... não, não é isso. Digo, o funcionamento o esquema de segurança do veículo para tentar evitar os assaltos?

Não sabe né? Ainda bem. Se você fosse um jornalista, resolveria fazer uma matéria sobre isso? Algo do tipo:

“A hora em que a porta é aberta é a mais vulnerável para o Carro Forte. Por mais que uma estratégia seja montada e a atenção redobrada, seria o momento propício para um ataque. Bandidos armados com fuzis AK-47 provavelmente teriam êxito no assalto”.

“O dinheiro fica guardado em caixas verdes no fundo. Mas não é porque os guardas estão mortos que o roubo estará garantido. O reforço chegaria em no máximo 14 segundos, tempo máximo que a ação pode durar. Ou então, o ideal seria ter uma equipe maior para trabalhar na retaguarda fuzilando os policiais que chegassem”.

Eu não faria uma matéria assim. Você talvez não a faria. Mas se você trabalhasse na revista Super Interessante as chances de isso ocorrer seriam maiores. Porque no geral eles são uma revista subversiva. E não falo isso com base em princípios religiosos. Provavelmente o papa teria ficado puto da vida se visse as capas “Sexo na Igreja”, “Darwin – o homem que matou deus”, e “quem escreveu a bíblia”.

O texto, ou infográfico, que me motivou a escrever esse texto foi o publicado na edição verde de fim de ano da revista. Era sobre o Aerolula, o vulgo avião do presidente Lula. A imagem trazia em detalhes o quarto do presidente, o esquema de segurança, onde as pessoas ficam, a cozinha, as portas. Ideal para quem quiser promover um atentado terrorista contra o presidente. Claro que para isso você teria que antes arrumar dinheiro e uma maneira de conseguir entrar no avião. Mas pelo menos não perderá tempo arrumando o mapa do avião para planejar o ataque.

Mas esse infográfico me fez lembra outro, de uma edição de 2007 ou 2008 que falava sobre energia nuclear. Era um mapa com as principais fontes de energia que abastecem a Europa. Onde ficam as termoelétricas, hidroelétricas, usinas nucleares e os caminhos que elas fazem para abastecer o continente. Era a matéria ideal para quem quisesse bancar um ataque para deixar a Europa as escuras e promover o terror.

Sei que logo verei o dia em que a revistará mostrará no Manual da última página algum dos seguintes itens:
- Como fazer uma bomba caseira
- Como derrubar o governo do seu país
- Como derrotar a rede Globo
Ou não.

Comentários

Gressana disse…
Eu não duvidaria nada. Sei que parei de comprar essa revista porque o preço dela já está mais ultrajante do que as chamadas de capa sensacionalistas.