Capiodicofobia

Está é uma fobia normal na nossa sociedade contemporânea. Trata-se da fobia de que o seu nome se torne popular. Como o seu nome se torna popular? Simples, se ele estiver em uma música que toque bastante nas rádios. Ou que seja o nome do personagem principal da novela. E porque alguém teria medo disso?

Bem, imagine como era a vida de uma Carla quando aquela música do LS Jack fez sucesso. Qualquer lugar que ela fosse escutaria “Oh Carla!”. Ou as Inaras escutando “Inara, Inara, Inaraí, Inaraí, Inaraííí”. Ou ainda o tanto de Renatas que foram chamadas de ingratas. É ou não é um motivo para se ter medo?

O mesmo acontece se o seu nome virar o nome de algum personagem principal da novela. Imagine quantas Floras não tiveram problema para arrumar um emprego depois, ou durante a novela. Assim que ela chegasse para uma entrevista de emprego, ou dinâmica de grupo e dissesse “Oi, meu nome é Flora”, várias piadinhas infames já seriam ditas. “O, ainda bem que não tem nenhuma Donatela aqui”.

O mesmo acontece em menor grau com atores famosos.
- Oi, meu nome é Luiza...
- Hmm, Luiza Brunet?


No caso de você ter sobrenome de famoso também.
- Hmm, Guilherme Blatt, é parente do Caio Blat?
Essa pergunta me é feita sempre que eu preencho algum cadastro, tenho que mostrar algum documento. A resposta varia de acordo com o dia.
- Hehehe, não.
- Sim, ele é meu filho, posso não parecer, mas na verdade eu tenho 58 anos.

Esse medo acontecia também no colégio. Era sempre assustador para qualquer Carlos quando o livro de história aberto na página 37 falava do Rei Carlos V da França. Todos ririam e diriam apontando para o Carlos “ahhh, Rei Carlos”. É impressionante, mas, crianças tem a incrível capacidade de apontar para outras e dizer “ahhh” seguido de alguma coisa, que pode ser provocativa ou não.

Essa fobia está ainda mais comum graças a maligna propaganda do toque de celular personalizado. Aquele, que se você mandar uma mensagem SMS para tal número, com o seu nome, receberá um toque personalizado. E você poderá ficar dançando enquanto uma música “Pedrinho, te ligam, Pedrinho, te ligam” toca. Imagino como será essa música para um caso de “Reineclaudislene te ligam, Reineclaudislene te ligam”.

Se você ainda não sofria dessa fobia, é provável que a partir de agora, sofra.

Comentários

Adérito Schneider disse…
Não tenho esse problema.