Fenômenos Meteorológicos

Adendo morfológico – A origem das palavras

Fenômenos: Vem de “feno” do latim fenus, aquele bolo que rola enquanto um cantor toca blues no Arizona. E também “Menos” do latim Menus que significa... hã... o contrário de mais.
Meteorológicos: Vem de Meteoro aqueles objetos que vez por outra caem na terra provocando o Juízo final. Meteoro por sua vez vem dos verbos “meter” e “orar”, as duas coisas que restam ao ser humano quando é noticiado que um vai atingir a terra.
Completando a origem, vem também de “lógicos” do latim “Logus” que era um carro da Volkswagen que foi um fracasso de vendas.

Adendo inicial – a meteorologia

É uma ciência bizarra, que tenta acertar se vai chover ou vai fazer sol. É ciência porque mexe com cálculos avançados, satélites, telescópios e cafeteiras de última geração. E é bizarra porque o que define o resultado de tão complexas variáveis é um chute. Sim, o cientista cruza os dados e diante de tais situações pensa “é, acho que vai chover”. No fundo é a mesma coisa do velho com dor de joelho.

Adendo medial – o fenômeno

Ronaldo. Um grande jogador. Superou cirurgias no joelho, sexo com travestis e a obesidade para se manter jogando bola até os 35 anos.

O post, afinal

Os fenômenos meteorológicos estão por aí o tempo todo. Para explicar porque as condições climáticas que já eram ruins ficaram ainda mais extremadas. Os seguintes são os mais famosos.

El Niño: Foi uns 10 anos atrás que pela primeira vez o El Niño apareceu. Era pra explicar as enchentes em algum lugar. Alguns meses depois ele apareceu para explicar o porque não chovia no nordeste. Nevava na Polônia em Julho? A culpa era do El Niño e a mudança de temperatura que ele provoca no oceano. Chegou um momento em que ele era o culpado pela crise econômica dos países asiáticos e a má fase da seleção brasileira.

La Niña: Quando ficou chato dizer que o El Niño era o culpado por tudo, inventaram a La Niña. Era graças a ela que o Leomar foi titular da seleção. Era a mesma coisa do El Niño. Qualquer chuva ou sol estranho era culpa da menina.

Altas da Bolívia: Situação nova que começou a aparecer nas previsões do tempo do jornal. São jogadoras de basquete bolivianas que passam pela fronteira com cocaína escondidas em bolas de basquete. Fazem a população brasileira ficar doidona e imaginar que está nevando no verão em Cariacica.

Zona de convergência do Atlântico Sul: Coisa típica de filmes do FBI. Uma zona secreta no Atlântico Sul onde as coisas são convertidas. ÓVNIS já foram avistados na região, aviões desaparecem e Elvis Presley mora lá. Os poderosos se reúnem pra decidir se vai chover na sua casa.

Considerações Finais – a previsão do jornal
Todos apresentador de previsão do tempo é um sádico. É possível notar em sua face o sorriso em perceber que naquele final de semana irá chover em todas as cidades com praia no Brasil. E que em compensação o nordeste está em seca.

Para você que mora em Cuiabá, irá talvez chover aqui.

Comentários

Gressana disse…
A definição morfológica no início do texto mudou minha vida!