Rock!

Hoje é o dia mundial do Rock. Iremos falar um pouco desse estilo musical assaz interessante que é preferência dos donos do blog.

Quem foi o pai do rock? Raul Seixas jurava que era o diabo. Mas cada um tem sua teoria sobre o responsável. Elvis Presley, Little Richard ou Chuck Berry. Ou ainda outro qualquer que ficou à margem do processo histórico.

O fato é que surgiu e animou a juventude. O pessoal quebrava os cinemas quando assistiam o Bill Holley (usava um pega-rapaz sinistro) tocando Rock Around the Clock. No Brasil o filme foi chamado brilhantemente de “O Balanço das Horas”. Hoje em dia ninguém quebra cinema, nem se os Benga Boys tocarem. Mas na época aquilo era muito empolgante. Os pais ficavam revoltados com aquela pornografia toda. A seguir algumas histórias.

Beatles: Eram garotos de terno. Fumaram cocaína, cheiraram LSD e colocaram maconha na veia. Viraram doidões psicodélicos usando roupas coloridas.

Bob Dylan: Fanho, cantava músicas paradas apenas com seu violão e sua gaita. Era normal dormir em shows dele. Um dia ele resolveu ligar uma guitarra, misturou folk com rock. Foi chamado de Judas, mas depois disso, podia se misturar o que se quisesse.

The Who: Surgiram na cola dos Beatles, usando ternos. Escreviam músicas sobre a frustração da juventude. Também surtaram, e passaram a tocar músicas épicas de oito minutos, e lançar discos conceituais sobre um garoto surdo cego e mudo, além de outros temas que ninguém entendia.

Velvet Underground: Fizeram discos que combinavam músicas legais com músicas inaudíveis. Pouca gente escutou, mas influenciou todo mundo. Até quem nunca escutou.

Brian Wilson: Um dos tantos surtados da música. De gênio criativo dos Beach Boys até um autista no canto do palco.

Woodstock: Jovens desiludidos se juntaram numa fazenda. Passaram uma semana usando drogas e fazendo sexo em público. Ah sim, alguns shows aconteceram. Depois vários desses músicos morreram de maneiras constrangedoras (engasgados com o próprio vômito).

Badfinger: A banda com a história mais desgraçada da história do Rock. Foram apadrinhados pelos Beatles no começo e contratados pela Apple. Os Beatles acabaram, e cansaram de apadrinhar outras bandas. Mesmo assim eles ainda fizeram algum sucesso. Foi então que o empresário da banda roubou todo o dinheiro e fugiu. Eles ficaram pobres, e o guitarrista Pete Ham se enforcou na sua garagem. Sete anos depois o baixista Tom Evans também se enforcou em seu jardim, depois de discutir com o guitarrista Joey Molland. Para piorar, Mariah Carey fez sucesso destruindo uma música deles.

Psicodélicos: Por algum motivo sempre se imagina que Rock Psicodélico seja legal. Mas no entanto, costuma a ser quase impossível de escutar.

Rock Progressivo: Apareceram recursos de estúdio que permitiam elaborar mais as músicas. Alguns artistas se empolgaram e fizeram músicas de meia hora, com sintetizadores, temáticas sobre duendes e outras coisas ridículas.

Punk: Era difícil arrumar um emprego, você era jovem e além disso, as bandas da época faziam música de temas que você não entendia. Surgiu o punk, um movimento de visual ridículo. Os mais famosos eram os Ramones (suas músicas sempre tem “I Wanna” no refrão), os Sex Pistols (que não sabiam nem tocar) e o The Clash. Depois o Clash começou a tocar Reggar, Ska e foram pra Jamaica. Aliás, Mick Jones e Joe Strummer foram para a Jamaica e não chamaram Paul Simonon. Paul ficou eternamente chateado com isso.

Anos 80: A década negra do Rock. Existiram bandas boas, mas infelizmente ninguém escutava elas. Quem fazia sucesso era o Duran-Duran, Tears for Fears e outras bandas com sintetizadores e efeitos bregas. Fora que foi a década do Pop. Ninguém se importava com guitarras, apenas em dançar.

Rock Nacional: Fez sucesso nos anos 80. Época dos Paralamas do Sucesso, Titãs, Legião Urbana e etc. Aqueles que sobreviveram tocam até hoje. Hoje as bandas que fazem sucesso são uma porcaria. As melhores vivem no underground, sobrevivendo de migalhas.

Grunge: Foi quando o visual das festas juninas tomou conta do rock. Em Seattle, um monte de depressivos suicidas fizeram sucesso.

Weezer: O sonho. Um grupo de nerds que fez sucesso com músicas sobre a sua falta de habilidade com o sexo.

Radiohead e o Eletrônico: Na época da depressão eles eram muito bons e ninguém dava a mínima. Lançaram discos eletrônicos insuportáveis. Desde então, qualquer banda que lance discos com músicas eletrônicas misturadas ao rock é elogiada.

Críticos: Uns Chatos. Querem que as bandas se reinventem o tempo todo. E só gostam de coisas chatas. Se é impossível de ouvir, os críticos gostam.

Alternativo: O circuito alternativo já é dominado por algumas pessoas. Já existe até um alternativo ao alternativo.

Emo: O pior momento da história da humanidade.

Revival: De tempos em tempos vem essas ondas. Bandas que emulam os anos 60, os anos 70. Recentemente está na moda os anos 80. E tentam fazer essa década parecer importante.


Já estamos esperando as críticas.

Comentários

Gressana disse…
Cara, de uns tempos pra cá eu mudei um bocado minha visão sobre o rock dos anos 80. Tinha coisas incrivelmente ruins, mas tinha coisas incrivelmente boas.
Viva o Weezer!
Adérito Schneider disse…
Por coincidência, li esse post enquanto escuto o novo cd do Titãs - o que me fez pensar mais uma vez sobre as bandas nacionais que sobreviveram nos anos 80...