Guia CH3: Como salvar o seu blog

Existe um momento em que o seu blog entra no vácuo. Os assuntos se esgotam, as pessoas param de comentar, você se sente sozinho postando. Nesse momento você tem duas opções. 1) largar mão de tudo; 2) salvar o seu blog. Largar a mão é mais fácil. Você para de postar e condena o seu blog a ser um túmulo aberto e inerte na internet. E você jamais irá conseguir ressuscitá-lo. Assim como organismos vivos, não existe vida após a morte na internet.

Salvar o seu blog é muito mais complicado. Irá exigir esforço, tempo e paciência. Algumas tarefas podem ser executadas. A primeira coisa é continuar produzindo para o seu blog. Continue escrevendo. Para isso utilize alguns métodos.

Aproveite as idéias antigas. Provavelmente você tem idéias de postagens que não foram a frente num primeiro momento e devem estar guardadas em algum lugar. Aproveite-as. Utilize alguma piada padrão para completar o post. Talvez não fique absolutamente bom, mas você dificilmente conseguiria algo melhor. E assim, você salvou o blog.

Aproveite textos de outros lugares. Aquela resenha bem humorada que você entregou na faculdade, um texto que você publicou em algum outro lugar. Arrume um detalhe ou outro e poste no blog.

Faça experiências. Publique posts diferentes. Se o blog é de humor, poste alguma reflexão sobre o cotidiano não tão engraçada. Publique um vídeo. Procure alternativas para a linha editorial padrão do blog. Mas não tão alternativas assim. Algo que seja próximo ao normal. Assim você amplia os horizontes, dificulta uma morte futura. E também ajuda a ampliar ainda mais os horizontes se isso for preciso um dia.

Mude o visual. Não trata de uma mudança total do visual. Arrume a lista dos links. Adicione uma imagem qualquer na lateral. Arrume os marcadores. Faça coisas simples que tomem algum tempo. Isso irá te fazer sentir útil. Vai te motivar a seguir com o blog, entende.

Expanda. Crie uma conta no Twitter. Publique arquivos no Slide Share. Faça vídeos no youtube. Qualquer coisa diferente que vá te motivar também.

Preste atenção em tudo. Nas conversas. Nas notícias. Em qualquer lugar poderá estar a idéia para a sua postagem. O humor necessário pode estar desde a manchete da internet até a conversa que você viu no ponto de ônibus.

Pense. É claro que você pensa o dia inteiro. Mas existem momentos nos quais você pode pensar sem nenhuma pressão. Enquanto está tomando banho, calçando as meias, ou na fila do caixa do supermercado. Nessa hora as idéias podem vir a sua cabeça. O normal é que depois você se esqueça delas. Mas tente se lembrar. Anote no celular, num papel. Os grandes posts acontecem de idéias surgidas no banho.

Procedendo assim, você tem boas oportunidades de salvar o seu blog.

Comentários

Mariana disse…
Blogs morrem todos os dias. Pior, entram em coma: estarão sempre lá - no google - mas não dirão mais nada, porque seus donos, afinal, escolheram a opção 1.

Mas pra quem opta pelo caminho numero 2, essas dicas são excepcionais. Mas não há nada mais motivador, que faça o blogueiro querer continuar, do que saber que alguém lê o que quer que seja que ele escreve.
Gressana disse…
Poxa, me senti culpado agora. =///
De verdade...
Mariana disse…
HAHAHAHAHA