Os Especialistas


Depois de uma semana de buscas, as equipes começaram a achar os corpos das vítimas do acidente da Air France. Tão logo foram achados, os especialistas afirmaram que mais corpos deverão ser achados. A minha pergunta é: que tipo de especialista é esse? Especialista em achar corpos no mar?

Não cabe aqui a dúvida sobre o conhecimento do cara. Mas, é sempre curioso como em situações anormais surgem especialistas sobre os mais variados casos. Quando a menina Isabella foi jogada pela janela, apareceram especialistas para analisar o caso. Lindenberg seqüestra Eloá e lá estão os especialistas.

Provavelmente são psicólogos, pedagogos, ex-funcionários da aeronáutica, delegados e tudo mais. Mas, eles não causam comoção. A manchete de que um ex-fuzileiro naval comenta o acidente do avião, não cria expectativa nenhuma. Um psicólogo analisando o caso Isabella... o que faz um psicólogo?

Agora, se for um especialista, muda tudo. O especialista cria fascínio. “Especialista analisa caso Isabella”. Logo você imagina que é um cara que já trabalhou em várias investigações parecidas. Conhece vários casos de país que jogam suas filhas pela janela. Ou então um cara que já tenha sobrevoado o mar em busca de cadáveres, várias e várias vezes.

Não sei se isso acontecia antes. Se na queda do muro de Berlin, especialistas comentavam o caso. Se especialistas comentaram a bomba de Hiroshima. Se eles estavam lá analisando Moisés abrindo o mar vermelho. Opinando sobre Caim matando Abel. A expulsão do Paraíso. O Big Bang. Ou se os especialistas são uma invenção da pós-modernidade.

Mas o CH3 também não escapa dos especialistas. Aliás, do especialista. Claro, o colombiano Alfredo Humoyhuesos. Ele é especialista em qualquer assunto. Sim, qualquer um. Cultivo de batata em florestas temperadas? Ele entende. Temperatura média da Finlândia na década de 50? Ele sabe. Qualquer coisa. Sorte do CH3 que ele é uma exclusividade nossa. Só nós sabemos o seu telefone, onde ele mora e etc.
*****
O CH3 pensou em fazer um especial sobre o dia dos namorados. Mas depois de ver o que o site do terra preparou chegamos a conclusão de que nada seria mais engraçado. Entre a sugestão de presentes está "uma palestra sobre gestão do tempo", "curso de pompoarismo" e tantas outras coisas.

Comentários

Gressana disse…
Eu até hoje nunca vi o rosto de Humoyhuesos.
Mas nunca duvidei de sua especialidade.